Espacos e Setores

RECEÇÃO
Espaço central da Biblioteca. Neste espaço encontra-se o balcão de atendimento onde é feito o acolhimento, a inscrição dos utilizadores, o levantamento e a devolução dos documentos que saem para empréstimo domiciliário. Aqui pode informar-se sobre as várias atividades de animação promovidas pela Biblioteca. 
No computador localizado à entrada pode consultar o catálogo informatizado de toda a documentação existente na biblioteca.
   
MEDIATECA
Espaço destinado ao visionamento individual ou em pequenos grupos, de filmes e documentários em vídeo ou DVD e à audição de música em leitores de CD's áudio portáteis. O utilizador deve escolher o documento pretendido e entregá-lo à funcionária, juntamente com o cartão de utilizador, que lhe será devolvido no final da consulta/visionamento. A sala dispõe de vários computadores para pesquisa e trabalho.
   
SALA POLIVALENTE
Esta sala pode funcionar como auditório ou como espaço aberto para exposições e outras atividades. É utilizada para ações de carácter cultural, artístico, científico ou lúdico: colóquios, conferências, seminários, ações de formação, espetáculos, dramatizações, sessões de filmes, entre outras situações.
   
SECÇÃO DE ADULTOS
Dispõe de um fundo de quinze mil documentos das várias áreas do conhecimento. Todos os documentos podem ser consultados localmente não sendo necessário para tal que o utilizador esteja inscrito na Biblioteca. Os documentos disponíveis para empréstimo podem ser requisitados pelos utilizadores inscritos. 
A sala dispõe de computadores para pesquisa e trabalho. À entrada da sala encontra-se um espaço para a leitura presencial de revistas e jornais locais e nacionais. No balcão de atendimento pode consultar dossiers temáticos com artigos de carácter local e regional.
   
SALA INFANTO-JUVENIL
Sala destinada a crianças e jovens. Os livros didáticos, que servem de apoio aos trabalhos e estudo encontram-se nas estantes junto ao balcão, arrumados por temas. O resto da sala é uma zona de leitura mais informal, onde se encontram os livros de histórias, os livros de aventuras e de banda desenhada. Nas estantes de literatura infantil e juvenil os livros estão ordenados alfabeticamente pelo apelido do autor. Quase todos os documentos estão disponíveis para empréstimo. A sala dispõe de vários computadores para pesquisa, consulta e trabalhos. 
Ao fundo da sala existe um auditório em anfiteatro para a realização de actividades lúdicas e didáticas, equipado com um televisor e um vídeo.
   

 

 

 

 

Autor do Mês

Alice Vieira

ALICE VIEIRA

Alice Vieira (Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca) nasceu em Lisboa a 20 de março de 1943. Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritora e jornalista profissional desde 1969, colaborou desde os treze anos no jornal "Diário de Lisboa" (onde juntamente com o seu marido Mário Castrim dirigiu o suplemento "Juvenil" e "Catraio"), no "Diário Popular" e no "Diário de Notícias". Colaborou em várias revistas e programas de televisão para crianças.

É considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil,   tendo publicado cerca de  quatro dezenas de livros infantis e vendido perto de um milhão de exemplares.  As suas obras estão traduzidas em várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano. É também autora de contos, romances, crónicas e poesia para adultos.

Consulte mais informação AQUI.