Serviços

 

EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO

A biblioteca disponibiliza um serviço de empréstimo que permite aos utilizadores requisitar livros para leitura domiciliária bastando para isso apresentar, obrigatoriamente, o cartão de utilizador. Cada utilizador pode requisitar até 3 livros por um período máximo de 15 dias. O prazo de empréstimo pode ser renovado, por igual período de tempo, desde que os livros não tenham sido solicitados por outros utilizadores.

A biblioteca possui ainda um serviço de empréstimo informatizado online, podendo os utilizadores reservar documentos sem terem que se deslocar às suas instalações. Para isso bastará usar os dados de acesso online (login e password) fornecidos aquando da inscrição. Neste serviço é também possível renovar o empréstimo domiciliário. Não estão disponíveis para empréstimo domiciliário as publicações periódicas, os documentos do fundo antigo e os livros assinalados com o carimbo de “leitura na biblioteca”.

O leitor é responsável pelos documentos requisitados desde a sua receção até à sua devolução e conferência. Não são permitidas trocas ou cedências de obras entre leitores. A Biblioteca pode recusar novo empréstimo a utilizadores responsáveis pela perda, dano ou posse prolongada e abusiva de documentos, até regularização da situação.

 

EMPRÉSTIMO COLETIVO

A Biblioteca pode efetuar empréstimos coletivos a escolas, outras bibliotecas ou instituições devendo, em qualquer caso, um representante da instituição devidamente identificado como tal, preencher e assinar uma ficha de requisição coletiva e responsabilizar-se pela devolução em bom estado de todos os documentos requisitados, dentro do prazo estabelecido para o efeito.

   
 
  CARTÃO DE UTILIZADOR

Para ter acesso ao cartão de utilizador da biblioteca, o utilizador deve fazer a sua inscrição, apresentando os documentos e fornecendo os elementos de identificação solicitados. A 1ª via do cartão é gratuita. Têm acesso a este cartão todos os indivíduos que residam, trabalhem ou estudem no concelho de Tondela e ainda os que estejam numa situação de permanência temporária. O cartão de utilizador é pessoal, sendo a principal identificação dos utentes na biblioteca.
   
 
 

ACESSO INTERNET

Para requisitar um computador é necessário entregar à funcionária da secção respetiva o seu cartão de utilizador. Os períodos de utilização da internet são, por norma, de trinta minutos. Os tempos de utilização podem ser prolongados quando não existem outros utilizadores em espera. A utilização dos computadores para a realização de trabalhos não está sujeita a limites de tempo.

   
  
WIRELESS

A Biblioteca Municipal disponibiliza um serviço wireless gratuito que pode ser usado com acesso a partir do computador pessoal de cada utilizador.
   
 REPROGRAFIA E DIGITALIZAÇÃO
 

O serviço de reprodução e digitalização está reservado exclusivamente à reprodução de documentos pertencentes aos fundos da Biblioteca e aos documentos necessários aos serviços internos. Os livros e periódicos pertencentes ao fundo antigo ou em mau estado não podem ser fotocopiados. A reprodução de documentos da Biblioteca por fotocópia ou digitalização deve ser executada pelos funcionários do serviço. A realização de trabalhos fotográficos pelo utente carece de autorização do responsável pelo serviço.

   
 APOIO E ORIENTAÇÃO BIBLIOGRÁFICA
 

Em qualquer um dos setores, técnicos especializados, auxiliam os utilizadores na pesquisa e localização dos documentos pretendidos ou na identificação de documentos que satisfaçam as suas necessidades de informação e/ou lazer e ocupação de tempos livres. A existência do Catálogo Bibliográfico Coletivo é determinante na prestação deste serviço uma vez que congrega os fundos bibliográficos de todos os serviços de biblioteca da Rede, sendo possível, saber não apenas se o documento existe, em que serviço de biblioteca, se está disponível ou emprestado e para que data está prevista a devolução.

   

Autor do Mês

autor carlos fiolhais

Carlos Fiolhais

Carlos Manuel Batista Fiolhais é um físico, professor universitário e ensaísta português, nascido em 1956 em Lisboa. Fiolhais é um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos do país.

Licenciou-se em Física no ano de 1978, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e em 1982 doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, Alemanha. Desde o ano de 2000 que Carlos Fiolhais é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Foi também professor no Brasil e Estados Unidos.

Consulte mais informação AQUI.