Reunião RBT - Encerramento do ano letivo

IMG 5816A RBT - Rede de Bibliotecas de Tondela reuniu esta segunda-feira pelas 14h30, sentando à mesa algumas das instituições que deste grupo fazem parte.

IMG 5819Com o intuito de avaliar as atividades desenvollvidas ao longo do ano letivo que agora chega ao fim, os trabalhos prolongaram-se até ao final da tarde, na presença da Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas, Dr.ª Helena Duque.

Presentes estiveram, também, os professores bibliotecários e representantes dos dois Agrupamentos de Escola de Tondela, bem como da Biblioteca Municipal de Tondela e do Gabinete de Educação.

E porque é tempo de preparar a casa para o arranque do próximo ano letivo, desta reunião saiu, entre outros, o grupo de trabalho que ficará encarregue de assegurar o desenvolvimento do projeto vencedor do Movimento 14-20 a Ler. Em cima da mesa esteve também aquilo que é o trabalho preparatório para o plano de atividades do próximo ano letivo Um conjunto de iniciativas em matéria do livro e da leitura, direcionado a toda a comunidade educativa, que se julgam pertinentes desenvolver já a partir de setembro.

O SOM DOS LIVROS - EB do Caramulo

caramulo2 pqncaramulo pqnO João do 3º ano, o Tiago do 4º ano, a Lara e a Maria do 6ºD e, ainda, a Margarida e a Verónica do 8º I são o elenco que preparou "O Som dos Livros" desta semana. Em comum têm o facto de serem todos alunos da Escola Básica do Caramulo, do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro e de gostarem muito de ler.

Com o auxílio da Prof.ª Emília Gonçalves, estes alunos apresentam-nos dois livros muito interessantes: "As Fadas Verdes" da escritora Matilde Rosa Araújo e "365 dias, 365 piadas - Para crianças animadas" da Porto Editora.

Este foi o último programa que a Escola do Caramulo preparou no ano letivo em vigor, pelo que vale a pena escutar com atenção antes de irmos de férias.

 

botao ouvir agora

 

O Som dos Livros - Dia de Camões

IMG 8338 pqnO Som dos Livros desta semana traz-nos uma importante referência ao feriado de 10 de junho. Sabe qual o motivo desta comemoração?

O Leonardo, o Gonçalo e o Guilherme, três amigos da turma D do 7º ano da Escola Secundária de Molelos explicam-nos! Conhecido por ser o Dia de Portugal, Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas, estes três alunos aproveitam a oportunidade para nos lerem um bocadinho da obra de Luiz Vaz de Camões - Os Lusíadas numa versão narrada aos jovens por José Jorge Letria.

Este foi o último episódio promovido pela Escola Secundária de Molelos no presente ano letivo. Vale a pena ouvir:

botao ouvir agora

5º Concurso de Leitura Interconcelhio

concurso interconcelhio(6)O Auditório Municipal de Tondela acolheu, na tarde do último sábado, dia 01 de junho (Dia Mundial da Criança), a 5º edição do Concurso de Leitura Intermunicipal, destinado aos alunos do 1.º ciclo (3º e 4º ano) e do 2.º ciclo (5º e 6º ano) de cinco concelhos: Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela.

concurso interconcelhio(1)Este concurso de leitura teve como principal objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do ensino básico e avaliar as suas competências leitoras.
Foram premiados os três primeiros classificados em cada escalão com um cheque-prenda no valor de 35, 45 e 55 euros, respetivamente para o 3º, 2º e 1º classificados. Já todos os participantes receberam uma mochila com um livro, material escolar e uma t-shirt.

Obtiveram o 1º lugar as alunas Maria Santos Silva, de Tábua, do 1º ciclo, e Ana Matilde de Moura, também de Tábua, do 2º ciclo. Os restantes classificados foram: no 1º ciclo, Matilde Castanheira, de Mortágua, em 2º lugar, e Constança Oliveira, de Tábua, em 3º lugar; no 2º ciclo, Ana Durães Tomás, de Santa Comba Dão, classificou-se em 2º lugar e Matilde Monteiro, de Carregal do Sal, em 3º lugar.

O evento contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus; a vereadora da Educação e Ação Social, Sofia Ferreira; a chefe de divisão da Educação e Ação Social, Raquel Seabra; a coordenadora intermunicipal da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, o diretor do Agrupamento de Escolas de Tondela – Tomaz Ribeiro, Júlio Valente; a diretora do Agrupamento de Escolas de Tondela – Cândido de Figueiredo, Helena Gonçalves; para além de vários professores e técnicos das escolas e das bibliotecas escolares e municipais dos concelhos envolvidos e de muitos pais.

concurso interconcelhio(5)A abertura do evento foi feita pelo presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António de Jesus, que elogiou a festa da leitura que envolveu, em próxima colaboração, cinco concelhos vizinhos (Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Mortágua, Tábua e Tondela) de duas comunidades intermunicipais também vizinhas (Viseu Dão Lafões e Região de Coimbra).

Em seguida, aludiu à magia dos livros e à capacidade que têm de suscitar deleite nos leitores. No final, exortou os alunos presentes a nunca perderem uma oportunidade para melhorar continuamente. Seguiu-se a intervenção da coordenadora intermunicipal da Rede de Bibliotecas Escolares, Helena Duque, que sublinhou também a importante colaboração entre os municípios envolvidos que, desde há cinco anos, se materializa numa festa da leitura, assim como a importância dos programas de apoio para a concretização deste tipo de atividades.

concurso interconcelhio(4)Coube também a Helena Duque fazer a sessão de encerramento, apontando que em Tondela se encerrava o ciclo de cinco anos e que, por isso, era hora de fazer um balanço. Neste contexto, manifestou o desejo de que a iniciativa tivesse não só continuidade, mas também a adesão de novos concelhos.
O evento foi apresentado pelo Zé Mágico, que divertiu a assistência e os participantes com os seus truques de magia, e os momentos musicais foram oferecidos pela Iara Ribeiro, da Casa do Povo de Tondela, pelo Kinteto +, da Sociedade Filarmónica Tondelense e por Mariana Café.

Já o júri do concurso de leitura foi constituído por Rosa Maurício, Teresa Branquinho, Elizabete Almeida e Maria Luísa Melo, respetivamente das bibliotecas municipais de Carregal do Sal, de Mortágua, de Santa Comba Dão e de Tondela, e Elizabete Marques, do Agrupamento de Escolas de Tábua.
Refira-se que a 5ª edição do Concurso de Leitura Interconcelhio foi organizada pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e pela Rede de Bibliotecas de Tondela e que contou, à semelhança das edições anteriores, com a participação das bibliotecas municipais, das escolas e das redes de bibliotecas escolares dos cinco municípios já mencionados.

O Som dos Livros - Campo de Besteiros

profcarlota profisauraO Som dos Livros desta semana foi realizado pela Professora Carlota e pela Professora Isaura, da Escola Básica de Campo de Besteiros - Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo. A sua proposta de leitura assenta em duas escritoras portuguesas: Sophia de Mello Breyner Andresen e Maria Brito.

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Sophia, estas duas professoras apresentam-nos a sua interpretação do poema "No fundo do mar" de 1944. Apresentam, ainda, um excerto da obra de Maria Brito "Um abraço do tamanho do mundo".

"Este livro conta-nos uma história que se baseia na solidariedade que pode ser estabelecida entre as crianças e a natureza.
Foi ilustrado por Teresa Bustorff e pelos alunos da Escola EB 2/3 de Leça da Palmeira. A estes alunos foi contada a história e lançado o desafio de a ilustrarem após a terem ouvido.
Neste livro podemos também encontrar um conjunto de folhas com espaço para que as crianças possam ilustrar a história."

O podcast da história desta semana pode ser escutado aqui:

botao ouvir agora

Pág. 1 de 128

DESTAQUE

Alice Vieira

ALICE VIEIRA

Alice Vieira (Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca) nasceu em Lisboa a 20 de março de 1943. Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritora e jornalista profissional desde 1969, colaborou desde os treze anos no jornal "Diário de Lisboa" (onde juntamente com o seu marido Mário Castrim dirigiu o suplemento "Juvenil" e "Catraio"), no "Diário Popular" e no "Diário de Notícias". Colaborou em várias revistas e programas de televisão para crianças.

É considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil,   tendo publicado cerca de  quatro dezenas de livros infantis e vendido perto de um milhão de exemplares.  As suas obras estão traduzidas em várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano. É também autora de contos, romances, crónicas e poesia para adultos.

Consulte mais informação AQUI.