Inscrições abertas para a "Páscoa na Biblioteca"

pascoa na bibliotecaDepois da Ludoteca de Natal estão agora abertas as inscrições para a Ludoteca “Páscoa na Biblioteca”. Decorrerá entre os dias 5 e 18 de abril, precisamente, o tempo correspondente à interrupção letiva das escolas do 1º Ciclo. O público-alvo são as crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.

O período de férias é, muitas vezes, um momento crítico para muitas famílias que não têm onde deixar as suas crianças. Ciente desta realidade, o Município de Tondela, procura, mais uma vez, criar condições para que, um número significativo de crianças, tenha uma ocupação diferente neste período.

O local de realização da ludoteca será, novamente, a Biblioteca Municipal de Tondela como espaço aglutinador de iniciativa, mas também como polo de cultura, lazer, conhecimento e desenvolvimento lúdico-pedagógico.

As inscrições são feitas no menu ATIVIDADES » INSCRIÇÕES » PÁSCOA NA BIBLIOTECA 2017

Abriu a Festa do Livro e da Leitura de Tondela com atividades para todos

IMG 3116A Festa do Livro e da Leitura de Tondela, realizada a par com a XVI Feira do Livro, abriu portas na passada segunda-feira, 20 de março, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, estando previsto o seu encerramento apenas no próximo dia 4 de abril.

A sessão solene de abertura começou com a encenação “Medo de Quê”, preparada pelos alunos do Curso de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Tondela. Seguiram-se algumas palavras de circunstância num momento presidido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António de Jesus fazendo, ainda, parte da mesa a Coordenadora IMG 3074Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolas, Dr.ª Helena Duque, os Diretores dos Agrupamentos de Escolas de Tondela, Dr.ª Helena Gonçalves e Dr. Júlio Valente, o Diretor Pedagógico da Escola Profissional de Tondela, Eng. António Dias e a Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas do Planalto Beirão, Dr. Rosa Carvalho.

Na cerimónia, para além de uma vasta plateia de alunos e da Chefe de Divisão da Educação e Intervenção Social, Dr.ª Raquel Seabra, marcou presença o Diretor do Centro de Emprego Dão Lafões, Dr. Gonçalo Ginestal, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Miguel Rodrigues e o Presidente da União de Freguesias de Tondela e Nandufe, Sr. José Manuel.

IMG 3180Antes da visita à feira do livro, houve ainda espaço para mais três apresentações de alunos. O grupo de danças da ASSOL, FUNIKA, fez uma excelente apresentação de danças e cantares tradicionais. Seguidamente, os alunos da Escola Básica de Campo de Besteiros do Grupo de Música, deixaram a plateia encantada com os acordes das suas violas. A terminar, o Grupo de Danças da Escola Secundária de Tondela, orientado pela professora Margarida IMG 3141Morais encerrou o momento com muita música e ritmo.

Seguiu-se uma visita à sala ao lado onde, com a colaboração da livraria NOTE, decorre a XVI FEIRA DO LIVRO com livros a preços de saldos e muitos descontos em todas as compras. São centenas de autores diferentes, com especial incidência naqueles que ao longo do período da Festa do Livro e da Leitura 2017 passarão por Tondela.

Lembramos que, ao longo de quase três semanas, está previsto decorrer um programa vasto que incluiu atividades durante a semana para o público escolar e dois fins-de-semana com atividades e animações para toda a família, desde os mais pequenos a encontros com autores para o público sénior.

Exposição "20 anos, 20 Livros de Ciência para Todos"

20anos 20livrosDe 10 de março a 5 de abril, estará patente na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro a Exposição intitulada "20 Anos, 20 Livros de Ciência para Todos" concebida pelo Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra.

A presente exposição resulta de uma seleção de livros de divulgação de ciência de autores portugueses para o grande público que, à exceção das obras de José Mariano Gago e de Rómulo de Carvalho, foram todas editados entre 1996 e 2016. A seleção é de Carlos Fiolhais, investigador, professor universitário, diretor do Rómulo e autor de muitos livros de divulgação científica, que virá a Tondela no dia 23 de março.

A mostra foi concebida no âmbito da comemoração do vigésimo aniversário da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica. "Espera-se que a exposição chame a atenção para os numerosos livros de ciência em português."

Carlos Fiolhais - Autor do Mês

Carlos FiolhaisCarlos Manuel Batista Fiolhais é um físico, professor universitário e ensaísta português, nascido em 1956 em Lisboa. Fiolhais é um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos do país.

Licenciou-se em Física no ano de 1978, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e em 1982 doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, Alemanha. Desde o ano de 2000 que Carlos Fiolhais é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Foi também professor no Brasil e Estados Unidos.

É autor de 140 artigos científicos em revistas internacionais e de mais de 450 artigos pedagógicos e de divulgação. Publicou 42 livros, sendo as suas obras de divulgação científica "Física Divertida" e "Nova Física Divertida" as mais conhecidas. Foi consultor do programa "Megaciência" da SIC.

Ocupou o cargo de diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde tem concretizado vários projetos relativos ao livro e à cultura. Fundou e dirigiu o Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra, onde colaborou para a instalação do maior computador português para cálculo científico. Criou e dirige o Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra “Romulo”. Em fevereiro de 2012 Carlos Fiolhais declarou-se publicamente contra o Novo Acordo Ortográfico.

Carlos Fiolhais ganhou vários prémios e distinções, entre eles, o Prémio União Latina / JNICT de tradução científica em 1994, em 2005 o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 que lhe foi atribuído pela SIC e em 2006 o Prémio Inovação do Fórum III Milénio e o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora.

O Som dos Livros de regresso

IMG 8660Foi para o ar, na passada quarta-feira dia 1 de março, o primeiro episódio da 2ª edição do program9789722621403a "O Som dos Livros", uma rubrica promovida pelo Município de Tondela em parceria com a Rede de Bibliotecas de Tondela.

No regresso desta iniciativa, que procura dar a palavra às diferentes bibliotecas do concelho, coube à Escola Básica de Tondela dinamizar a sessão. Laura Matos, do 6ºC, foi a aluna escolhida para efetuar a gravação de mais uma história, nos estúdios da Emissora das Beiras, no Caramulo!

"O Princípe Perfeito" retiradoda obra Três histórias do futuro da Luísa Ducla Soares, foi o conto escolhido pela Laura para ler para o grande público e que bem que o leu.

Pode ouvir estas e outras histórias em Podcast, no menu Projetos » O Som dos Livros

Pág. 1 de 88

Autor do Mês

autor carlos fiolhais

Carlos Fiolhais

Carlos Manuel Batista Fiolhais é um físico, professor universitário e ensaísta português, nascido em 1956 em Lisboa. Fiolhais é um dos cientistas e divulgadores de ciência mais conhecidos do país.

Licenciou-se em Física no ano de 1978, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e em 1982 doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt am Main, Alemanha. Desde o ano de 2000 que Carlos Fiolhais é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra. Foi também professor no Brasil e Estados Unidos.

Consulte mais informação AQUI.