“Histórias de Papel” na Biblioteca Municipal de Tondela

CARTAZ-HISTORIASDEPAPELweb“Histórias de Papel” é a designação da sessão de contos que terá lugar no sábado, dia 16 de outubro, na Biblioteca Municipal de Tondela.

O papel é uma invenção extraordinária, principalmente pelas suas múltiplas utilidades, algumas delas verdadeiras obras de arte como é o caso do Origami.

Nesta sessão, que se destina a crianças a partir dos 6 anos acompanhadas por um adulto, Bruno Batista conta-nos histórias através de dobragens de papel que magicamente se transformam e acompanham o que vai sendo narrado.

No final, os participantes serão convidados a realizar um pequeno atelier e a aprender algumas dobras.

Este evento conta com o apoio da Direção Geral dos Arquivos, do Livro e das Bibliotecas e do Município de Tondela.

Data: 16 de outubro

Horário: 15h30-17h00

Duração: 90 min

Inscrições na Biblioteca Municipal ou na página www.rbt.cm-tondela.pt

Plasticus Maritimus - O Som dos Livros

Mariana MariaAs alunas do 9ºE da Escola Básica de Campo de Besteiros são as autoras do Som dos Livros que foi para o ar neste 14 de julho de 2021. Escolheram, para nos apresentar, o livro  "Plasticus Maritimus - Uma espécie invasora", da autoria de Ana Pêgo, Bernardo Carvalho e Isabem Minhós Martins, lançado pela editora Planeta Tangerina.

Ao contrário de outras edições em que é lido um pequeno excerto do texto, estas duas alunas preferiram fazer uma análise crítica, evidenciando um conhecimento profundo sobre a obras e apresentando-nos um resumo dos principais aspetos que nos deixam com uma enorme vontade de ir a correr para a biblioteca requisitar a obras.

"Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.
O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos. 
O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!
Já é tempo de fazermos alguma coisa."

Ouçam o podcast aqui»

Capitão Torres no Som dos Livros

IMG 6516

A Vida do Capitão Torres - Da infância no Caramulo às expedições em África (1909/1916) e à Administração do Concelho de Tondela (1919) é o livro que esta semana nos é apresentado na rubrica "O Som dos Livros".

torres

Quem o faz é o bisneto desta figura ímpar da história de Tondela, Miguel Torres.

Miguel Torres é atualmente vereador da Cultura no Município de Tondela mas é, sobretudo, um bisneto com imenso orgulho no percurso de vida de Flausino Torres, seu antepassado que ao aperceber-se que estava a caminhar para o fim da sua vida decidiu deixar escrito algumas das suas memórias. E em boa hora!

O livro "A vida do Capitão Torres" pode ser consultado no Museu Terras de Besteiros ou na Biblioteca Municipal de Tondela. Mas antes, podemos aproveitar a escutar este episódio gravado na sala d'Os Tondelenses deste museu municipal, uma sala que nos faz lembrar esta e tantas outras pessoas emblemáticas no nosso concelho.

Ouça este e outros episódios AQUI»

O Som dos Livros - A Gota de Água

foto"A Gota de Água", uma história retirada do livro " O Rapaz que vivia na Televisão e outras histórias", da autoria de Luísa Ducla Soares (com ilustrações de Manuela Bacelar), foi o texto escolhido para a rubrica d'O Som dos Livros que foi para o ar na segunda semana de maio de 2021.

O responsável pela preparação do programa foi o Prof. Bibliotecário Luis Café e a Professora da turma do 6º ano Isaura Matos. A leitura e interpretação do conto coube aos alunos Inês Viana, Diana Pacheco, Patrícia Pais, Mariana Ortegas e Inês Pereira.

Pode escutar o programa em podcast AQUI»

Pode, ainda, ouvir todos os programas anteriores AQUI»

Concurso Nacional de Leitura 2020 | 2021

concurso-nacional-de-leitura-2021final-webFase Intermunicipal Viseu Dão Lafões – Tondela

É já nos dias 12 e 15 de abril que decorrerão as provas da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2020|2021, cujo âmbito geográfico abrange os catorze municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL). As provas destinam-se aos alunos do ensino básico e secundário já apurados nas fases anteriores do concurso, de âmbito escolar e municipal.

A Fase Intermunicipal da CIMVDL será organizada pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro de Tondela em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL) e a Rede de Bibliotecas de Tondela (RBT).

Tendo em conta a atual situação pandémica, as provas decorrerão em formato online com a seguinte distribuição pelas datas acima referidas: realização da Prova Escrita no dia 12 de abril, pelas 11:00 horas, e realização da Prova de Palco no dia 15 de abril, a partir das 14:30.

Sendo o Concurso Nacional de Leitura (CNL) uma iniciativa anual que visa estimular o gosto e o prazer da leitura, os alunos concorrentes têm como missão ler as obras definidas para cada nível de ensino pela equipa organizadora. As obras selecionadas para a Fase Intermunicipal da CIMVDL são as seguintes:

  • 1º CEB | «O príncipe com orelhas de burro» in «Contos para Rir», de Luísa Ducla Soares;
  • 2º CEB | «O segredo do rio», de Miguel Sousa Tavares;
  • 3º CEB |«Os livros que devoraram o meu pai», de Afonso Cruz;
  • Ensino Secundário | «A trança de Inês», de Rosa Lobato de Faria.

Concluídas as provas da Fase Intermunicipal, serão aprovados, em cada nível de ensino, dois concorrentes vencedores. Serão estes alunos que representarão a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na Final Nacional, cuja realização acontecerá em Oeiras no próximo dia 5 de junho.

Consulte aqui as normas do CNL 2020|2021 Fase Intermunicipal VDL

Pág. 1 de 135