INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A LUDOTECA DE NATAL

Cartaz web-01A ludoteca está de volta! Depois da Páscoa e do Verão, estão agora abertas as inscrições para a Ludoteca de Natal que decorrerá entre os dias 18 de dezembro e 2 de janeiro. Na edição deste ano, o programa conta com 17 vagas para crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.

O período de férias é, muitas vezes, um momento crítico para muitas famílias que não têm onde deixar as suas crianças. Ciente desta realidade, o Gabinete de Educação do Município de Tondela, procura mais uma vez criar condições para que, um número significativo de crianças tenha uma ocupação diferente nesta quadra.

Tratando-se de uma iniciativa lúdico e pedagógica, de ocupação de tempos livres, que habitualmente conta com um elevado número de inscrições, será dada prioridade às crianças que, no último ano, frequentaram menos tempo os diferentes momentos de Ludoteca promovidos pelo Município de Tondela (Natal 2016, Páscoa 2017, Verão 2017);

Certos de estar, deste modo, garantida uma melhor equidade entre todos os candidatos, solicitamos a melhor atenção às normas de funcionamento da Ludoteca de Natal 201.

VER NORMAS DE FUNCIONAMENTO »

Para fazer a inscrição vá ao menu ATIVIDADES » INSCRIÇÕES » LUDOTECA NATAL

“1001 truques” na Biblioteca Municipal

1001 truques(13)No último sábado, dia 25 de novembro, realizou-se na Biblioteca Municipal de Tondela o espetáculo de ilusionismo intitulado “1001 truques”.

Perante uma audiência familiar, composta de pais e filhos, e com o recurso a materiais simples, a criatividade e destreza de “Zé Mágico”, que até revelou o segredo de alguns truques de magia, a todos encantou.

A atividade enquadrou-se na rubrica Sábados na Biblioteca.

1001 truques(5) 1001 truques(6) 1001 truques(8) 1001 truques (10) 1001 truques(12)

À Conversa Com… Jorge Pina em Tondela a 1 de dezembro

cartaz conversa pinaJorge Pina é o próximo convidado da iniciativa promovida na Biblioteca Municipal de Tondela “À Conversa Com…”.

Depois de receber figuras como Moita Flores, Ruy de Carvalho ou Marcelo Rebelo de Sousa, “À Conversa Com… Jorge Pina” decorrerá na sexta 1 de dezembro, na Biblioteca Municipal de Tondela, a partir das 21h.

Desde cedo se torna numa das referências do pugilismo nacional conquistando diversos títulos, nomeadamente o de campeão nacional ao serviço do Sporting Clube de Portugal.

A profissionalização e a carreira internacional levam-no a preparar-se para a conquista do título de Campeão Mundial, nunca alcançado pela fatalidade de ter perdido a visão. Esta adversidade obriga-o a reformular a sua vida e a deixar de ser pugilista.

Durante anos foi, e continua a ser, uma das maiores referências do boxe português.

Profissionalmente trabalha como personal trainer, mas em paralelo desenvolve a carreira de atleta paraolímpico e apoia jovens nas suas escolhas e opções de vida.

Inicia-se no Atletismo em 2006, modalidade que abraça com paixão. Participa nos Jogos Paraolímpicos de Pequim em 2008, nos de Londres em 2012 e de Rio de Janeiro em 2016.

À Conversa Com... é um conceito pensado pelo Pelouro da Educação do Município de Tondela com o intuito de promover conversas informais entre a sociedade civil e personalidades mediáticas ao nível da literatura, da televisão, da política, do jornalismo, do desporto, etc. A entrada é gratuita.

“1001 Truques” com Zé Mágico na Biblioteca Municipal de Tondela

1001truquesNa tarde do dia 25 de novembro, pelas 15h30, iremos assistir a “1001 Truques” na Biblioteca Municipal de Tondela, evento que se apresenta como “meio workshop meio espetáculo de magia para pais e filhos” e será orientada por Zé Mágico.

A atividade foi pensada para jovens a partir dos 8 anos, podendo ou não vir acompanhadas dos pais.

Os interessados, crianças, jovens ou adultos, podem fazer a sua pré-inscrição na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, no site da Rede de Bibliotecas de Tondela: www.rbt.cm-tondela.pt, ou enviando um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

As inscrições nesta atividade, que se insere na rubrica “Sábados na Biblioteca” são gratuitas.

Encontros com o escritor e ilustrador Pedro Seromenho em Tondela e Campo de Besteiros

DSC00090Outubro é o mês das Bibliotecas Escolares. Promover as Bibliotecas passa por apresentar os livros e dar a conhecer os autores aos leitores, neste caso, os alunos das escolas. Foi neste âmbito que a Biblioteca Municipal e as Bibliotecas Escolares da Rede de Tondela organizaram a visita do escritor e ilustrador Pedro Seromenho a Tondela e ao Campo de Besteiros.

DSC00024Dono de um talento inato para o desenho e de uma imaginação prodigiosa, Pedro Seromenho encantou as crianças com as histórias dos seus livros: “A cidade que queria viver no campo”, “As gravatas do meu pai”, “Porque é que os animais não conduzem”, “A fuga da ervilha” e “900: história de um rei”, em três encontros que tiveram lugar na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e na Escola Básica do 2º e 3º ciclo de Campo de Besteiros no dia 26 de outubro. Histórias muito simples, inspiradas em temas importantes como a amizade, a família, a segurança rodoviária, a alimentação ou a história de Portugal e que, de forma lúdica e descontraída, cativaram os jovens leitores. Os encontros destinaram-se aos duzentos alunos que frequentam o 5º ano nos dois Agrupamentos de Escolas do Concelho. No final de cada encontro houve sessão de autógrafos. As Bibliotecas envolvidas na atividade receberam um desenho original desenhado em tempo recorde.

DSC00028 DSC00037 DSC00039 DSC00046 DSC00052

Pág. 1 de 96