“Deixa o Bullying Só!” apresentado aos alunos de Tondela

DSC00068No dia 19 de outubro, véspera do Dia Mundial de Combate ao Bullying, 500 crianças do primeiro ciclo de todas as escolas do concelho de Tondela puderam assistir à apresentação do livro “Deixa o Bullying Só!” no Auditório I da ACERT em Tondela e na Escola Básica 2, 3 de Campo de Besteiros.

Consciencializar as crianças para identificarem a violência física ou verbal em contexto escolar e na Internet, apoiar e incentivar as vítimas e testemunhas de bullying a denunciarem as agressões e a encontrarem formas de as prevenir foram os propósitos da iniciativa. O bullyng é um problema que afeta muitas crianças e jovens desde os primeiros anos de escolaridade, contribuindo para a sua infelicidade e para o desinteresse pela escola, podendo causar graves danos físicos e psicológicos. A luta contra o bullying é uma tarefa diária que deve envolver toda a comunidade escolar.

No livro em banda desenhada “Deixa o Bullying Só!”, o bullying é abordada sob diferentes perspetivas: a perspetiva dos/as agressores/as, a perspetiva da vítima, a perspetiva das testemunhas e a perspetiva virtual. Na apresentação do livro realizada por um colaborador da Betweien, editora do livro reforçou-se a importância do respeito mútuo entre todos, da tolerância, da aceitação das diferenças assim como a importância da denúncia junto de adultos responsáveis de situações de agressão física ou psicológica a que eventualmente assistam. Ao longo da sessão as crianças foram incentivadas a dar a sua opinião sobre as várias situações de bullying. DSC00071A apresentação contou com a presença do músico João Só que interpretou quatro hinos contra o bullying que compôs para este livro e cantou duas músicas muito conhecida do seu reportório.

As sessões foram organizadas pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e pelas Bibliotecas Escolares da Rede de Bibliotecas de Tondela, com a colaboração da coordenação do primeiro ciclo dos dois agrupamentos de Escolas. Participaram alunos de todas as escolas do primeiro ciclo do concelho de Tondela: Adiça, Outeiros, Tonda, S. Miguel do Outeiro, Lobão da Beira, Canas de Santa Maria, Molelos, Lajeosa do Dão, Centro Escolar de Tondela, Escola Básica de Vilar de Besteiros, Caramulo, Tourigo e Centro Escolar do Campo de Besteiros.

Autor do Mês

Alice Vieira

ALICE VIEIRA

Alice Vieira (Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca) nasceu em Lisboa a 20 de março de 1943. Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritora e jornalista profissional desde 1969, colaborou desde os treze anos no jornal "Diário de Lisboa" (onde juntamente com o seu marido Mário Castrim dirigiu o suplemento "Juvenil" e "Catraio"), no "Diário Popular" e no "Diário de Notícias". Colaborou em várias revistas e programas de televisão para crianças.

É considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil,   tendo publicado cerca de  quatro dezenas de livros infantis e vendido perto de um milhão de exemplares.  As suas obras estão traduzidas em várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano. É também autora de contos, romances, crónicas e poesia para adultos.

Consulte mais informação AQUI.