Sessão - Bibliofilmes "As Serviçais"

IMG 1884No passado dia 23 de outubro comemorou-se o Dia Internacional da Biblioteca Escolar!
 
Entre outras atividades, assinalou-se este dia com uma sessão de cinema na BE da ES de Molelos, dando-se destaque ao tema "Os Direitos Humanos", inserindo-o no mote proposto pela RBE para este mês - "Ligando Comunidades e Culturas".
 
as serviçais
O filme "As Serviçais" foi o selecionado para esta sessão.
 
 
 
Sinopse:
Este filme conta a versão dos factos daquelas que serviam a classe alta dos anos 60, toda ela constituída por «Brancos», e a classe baixa, aquela que «servia», toda ela era constituída por negros.
O filme é um retrato sobre uma jovem caucasiana, Skeeter, e a sua relação com duas empregadas negras durante o movimento dos Direitos Civis na América na década de 60. Skeeter é uma jornalista que decide escrever um livro da perspetiva das empregadas, mostrando o racismo que elas enfrentam enquanto trabalham para as famílias de brancos.
A história passa-se em Jackson, no Mississippi.

Autor do Mês

Alice Vieira

ALICE VIEIRA

Alice Vieira (Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca) nasceu em Lisboa a 20 de março de 1943. Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritora e jornalista profissional desde 1969, colaborou desde os treze anos no jornal "Diário de Lisboa" (onde juntamente com o seu marido Mário Castrim dirigiu o suplemento "Juvenil" e "Catraio"), no "Diário Popular" e no "Diário de Notícias". Colaborou em várias revistas e programas de televisão para crianças.

É considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil,   tendo publicado cerca de  quatro dezenas de livros infantis e vendido perto de um milhão de exemplares.  As suas obras estão traduzidas em várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano. É também autora de contos, romances, crónicas e poesia para adultos.

Consulte mais informação AQUI.