O Som dos Livros - Lar do Sameiro

2O Lar do Sameiro é a instituição convidada pela Biblioteca Municipal de Tondela para nos apresentar a edição d'O Som dos Livros de 5 de fevereiro.

Lília Brites, Maria dos Anjos e Joel foram os autores do programa que nos traz à memória outros tempos. Clientes do Lar do Sameiro, os três "jovens" falaram um pouco de si, da nossa bonita serra do Caramulo, deixando-nos depois um bonito poema de Augusto Gil - Balada da Neve.

Antes de terminarem, brindaram-nos com umas quadras da sua autoria. Vale muito a pena ouvir esta emissão.

Augusto César Ferreira Gil (Lordelo do Ouro, 31 de julho de 1873 - Guarda, 26 de fevereiro de 1929) advogado e poeta português, viveu praticamente toda a sua vida na Cidade da Guarda onde colaborou e dirigiu alguns jornais locais.

1Augusto Gil passou a maior parte da sua vida na mais alta cidade de Portugal, Guarda, a "sagrada Beira", de cuja paisagem encontramos reflexos em muitos dos seus poemas e de onde os pais eram oriundos. Aqui fez os primeiros estudos, frequentou, depois, o Colégio de S. Fiel em Louriçal do Campo, após o que regressou à Guarda, mais tarde formou-se em Direito na Universidade de Coimbra.

Começou a exercer advocacia em Lisboa, tornando-se mais tarde director-geral das Belas-Artes.

Na sua poesia notam-se influências do Parnasianismo e do Simbolismo. Influenciado por Guerra Junqueiro, João de Deus e pelo lirismo de António Nobre, a sua poesia insere-se numa perspectiva neo-romântica nacionalista.

Ouça AQUI este e outros programas d'O Som dos Livros.

Banner Som dos Livros5 200x700