Mais de uma centena de alunos do ensino secundário conheceram a obra da escritora PAT R

P2140055 (Copy)A escritora Patrícia Ribeiro, cujo nome artístico é PAT R, esteve em Tondela nos dias 13 e 14 de fevereiro para apresentar o romance juvenil «Os homens nunca saberão nada disto».

Marcaram presença nos dois encontros realizados – um na biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e outro na Escola Secundária de Molelos – mais de uma centena de alunos do ensino secundário.

Neste romance, publicado em 2015, PAT R narra a história de uma família da Califórnia ao longo de um século, mais exatamente entre os anos 60 do século XX, marcados pela trilogia «amor, drogas e rock n’roll», e os anos 60 do século XXI.

«Os homens nunca saberão nada disto» é um trabalho inovador onde a história é contada não só através da palavra escrita, mas também através da música e da imagem. A vintena de artistas plásticos, ilustradores, músicos e cantores dos quatro cantos do mundo que colaboraram no projeto ajuda a perceber a grande dimensão de todo o processo criativo. Por exemplo, é possível desfolhar o álbum de fotografias da família ou até escutar o CD produzido pela banda de uma das personagens, muito ao estilo dos Led Zeppelin.

O objetivo da autora, formada em Estudos Artísticos, Publicidade, Marketing e Cinema, foi criar o universo interior e exterior de cada personagem de forma mais tangível e numa profunda envolvência com o leitor.

Em conversa com os alunos, PAT R deixou vários conselhos sobre como obter sucesso profissional, como procurar oportunidades e como manter uma rotina sólida de trabalho. Desmitificou ainda a ideia de que o escritor só escreve nos momentos de inspiração, pois a escrita é um trabalho de pesquisa, de reflexão, de contínua correção e de persistência.

P2140051 (Copy) P2140052 (Copy)
P2140053 (Copy) P2140054 (Copy)

cartaz

Banner Som dos Livros5 200x700