Provas da Fase Municipal Concurso Nacional de Leitura na Biblioteca Tomaz Ribeiro

P2120048 (Copy)Na passada quarta-feira, dia 12 de fevereiro, realizaram-se, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, as Provas da Fase Municipal, (2º Momento da Fase Escolar/Municipal), da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura.

Participaram neste momento do concurso, dezasseis alunos, quatro de cada nível do ensino básico e secundário, apurados em provas realizadas nas escolas.

Venceram esta etapa do concurso e representarão o concelho na fase intermunicipal, habilitando-se a passar à fase final nacional os alunos: Camila Viana, Leonor Rodrigues e Tiago de Matos Pereira, do 1º ciclo; Gabriela Ferreira, Lara Bandeira e Miguel Ribeiro, do 2.º ciclo; João Lourosa, Leonor Costa, e Tatiana Pereira Marques, do 3º ciclo; João Diogo Marques de Deus, Renato Gradiz Jesus e Rodrigo Fernandes, do ensino secundário. Participaram ainda os alunos Ana Leonor Pinheiro, do ensino secundário, Rodrigo Ferreira Sousa, do 3.º ciclo, Daniela Marques, do 2º ciclo e Lara Matilde Sousa Figueira, do 1º ciclo. Os concorrentes receberam como prémio livros, oferta do Município, entregues pela Chefe de Divisão da Educação e Ação Social do e pelos elementos do júri.

As Provas consistiram na leitura expressiva de dois textos, sendo um trazido pelo aluno e o outro escolhido pelo júri e na resposta argumentativa a uma questão, com base as obras que os alunos deviam ler para o concurso: “João e o feijoeiro mágico” (1º ciclo), “A viúva e o papagaio” (2.º ciclo), “o homem que plantava árvores” (3.º ciclo) “O velho que lia romances de amor” (ensino secundário).

O júri das provas era constituído pela dr.ª Helena Duque, coordenadora Inter-concelhia da RBE, dr.ª Luísa Melo, técnica superior da Biblioteca Municipal e dr.ª Luísa Marques, professora da Escola Profissional de Tondela.

Há vários anos que Tondela participa neste concurso que proporciona aos alunos oportunidades acrescidas de leitura, comunicação em público e partilha de experiências com colegas de outras escolas.

Na Final Intermunicipal do Concurso, que este ano se irá realizar em Tondela, no dia 15 de abril, os concorrentes desta etapa competirão com os colegas das escolas dos outros 13 concelhos da Região da CIM-Viseu Dão Lafões.

P2120001 (Copy) P2120030 (Copy)
P2120050 (Copy) P2120055 (Copy)

SUBSCREVA

nanteriores