A Lenda de Tondela n'O Som dos Livros

foto museulivro aguieira dao caramuloA Lenda de Tondela foi o mote para o programa "O Som dos Livros" desta semana.

A partir de uma visita ao Museu Terras de Besteiros, Santiago - um jovem de 12 anos - acompanhado pela colaboradora do museu Sofia Machado, fala-nos um pouco daquilo que ficou a conhecer. De entre as 19 salas do Museu destacou a sala referente aos Sanatórios do Caramulo - onde ficou a conhecer alguns equipamentos médicos daquela época; a sala da Anta da Arquinha da Moura, um monumento com mais de 5 mil anos de idade e a sala dos Besteiros, onde pode pegar numa arma antiga com o nome de besta.

Ao longo da sua viagem pelo Museu, Santiago teve a oportunidade de contactar ainda com um livro pertencente ao espólio do Museu, denominado "Aguieira, Dão e Caramulo - Literatura Oral da Nossa Região e Lendas". Foi neste livro que ficou a conhecer a lenda de Tondela que depois nos relatou:

[...] na vertente oriental do Caramulo havia um acampamento militar muçulmano. A partir deste acampamento os Mouros atacavam as populações Cristãs do Vale de Besteiros. Um dias estas populações viram-se obrigadas a fazer um apelo. O apelo fez-se ouvir no vale através do som duma trombeta que uma mulher tocava. Do “tom dela” os Cristãos juntaram-se e enfrentaram o adversário. O início da batalha estava a correr desfavoravelmente para os cristãos; depois graças à intervenção divina, acabaram por vencer a contenda. Do ajuntamento, resultante do toque de um a trombeta, terá nascido Tondela. [...]

Toda esta aventura pode ser escutada n'O Som dos Livros que foi esta quarta-feira para o ar, na Rádio Emissora das Beiras e que poderá ainda ser escutado no nosso podcast AQUI.

DESTAQUE

Banner Som dos Livros5 200x700