Diário de Anne Frank n'O Som dos Livros

Maria VeraAs alunas Maria Gonçalves e Vera Fernandes trazem-nos, esta semana, uma importante obra histórica. O Diário de Anne Frank, escrita por Anne Frank, foi o livro escolhido para uma apresentação n'O Som dos Livros.

A conversa entre as duas colegas do 9º ano da Escola Básica de Campo de Besteiros é imperdível e deixa-nos com uma enorme vontade de ler toda a obra. Recordemos que, relativamente a Anne Frank:

Em 9 de julho de 1942, Anne, seus pais, sua irmã e outros judeus (Albert Dussel e a família van Daan) se esconderam em um Anexo secreto junto ao escritório de Otto H. Frank (pai de Anne), em Amsterdã, durante a ocupação nazista dos Países Baixos. Inicialmente, Anne Frank usa seu diário para contar sobre sua vida antes do confinamento e depois narra momentos vivenciados pelo grupo de pessoas confinadas no Anexo. Em 4 de agosto de 1944, agentes da Gestapo detiveram todos os ocupantes que estavam escondidos em Amsterdã. Separaram Anne de seus pais e levaram-nos para os campos de concentração. O diário de Anne Frank foi entregue por Miep Gies a Otto H. Frank, seu pai, após a morte de Anne Frank ser confirmada. Anne Frank faleceu no campo de concentração Bergen-Belsen em março de 1945, quando tinha 15 anos.

Otto foi o único dos escondidos que sobreviveu ao campo de concentração. Em 1947, o pai decidiu publicar o diário. Os manuscritos de Anne Frank estão expostos na Anne Frank House, em Amsterdã. Os direitos autorais da obra pertencem à Anne Frank Fonds (Fundação Anne Frank), fundada por Otto H. Frank em 1963, na Basileia, Suíça.

Escute com atenção este episódio d´O Som dos Livros AQUI»

Ouça todos os episódios d'O Som dos Livros AQUI»

DESTAQUE

Banner Som dos Livros5 200x700