O Universo explicado aos Meus Netos no Som dos Livros

IMG 2549 pqn"O Unverso Explicado aos Meus Netos" da autoria de Hubert Reeves é a obra escolhida para ser apresentada n'O Som dos Livros desta semana. A Carolina, a Soraia e o Henrique foram os autores da rubrica que semanalmente nos traz a proposta de um novo livro.

Hubert Reeves, astrofísico, é autor de numerosas obras apreciadas por um vasto número de leitores. Publicou na Gradiva diversos livros, entre os quais "Um Pouco Mais de Azul", "A Hora do Deslumbramento", "Malicorne", "Aves Maravilhosas Aves", "A Agonia da Terra", "Crónicas dos Átomos e das Galáxias", "Já Não Terei Tempo", "Últimas Notícias do Cosmos", "Poeira das Estrelas" e "O Universo Explicado aos Meus Netos", alguns dos quais foram bestsellers.

É precisamente sobre este último que estes três alunos a frequentarem o 9ºA da Escola Secundária de Molelos (Agrupamento de Escolas de Tondel Cândido Figueiredo) nos decidiram apresentar hoje.

Sinopse:

Dedico este livro aos meus netos. Quando comecei a escrevê-lo, tomei consciência do valor simbólico que lhe podia atribuir: um testamento espiritual. Que queria eu legar-lhes sobre este grande universo que continuarão a habitar depois de mim? Imaginei então estas conversas com uma das minhas netas, em que observamos, instalados em espreguiçadeiras, o céu estrelado. Revivi assim os serões de Agosto com os meus filhos, em que eles me bombardeavam de perguntas enquanto esperávamos as chuvas de estrelas cadentes.
A contemplação da abóbada celeste e a sensação da nossa presença entre os astros provocam um desejo partilhado de saber mais sobre este cosmos misterioso que habitamos. É uma questão de ciência, o que não exclui a poesia.

DESTAQUE

Banner Som dos Livros5 200x700