Se tu visses o que eu vi - Som dos Livros em casa

caramulo pqnO "Som dos Livros" não para e esta semana voltou a ser feito por dois alunos, resguardados em quarentena, no aconchego do seu lar. A Daniela, de 11 anos é aluna da Escola Básica do Caramulo e preparou esta narrativa com o seu irmão Fábio.

A leitura por eles escolhida baseou-se na obra do autor António Mota "Se tu visses o que eu vi", um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

502xAntónio Mota nasceu no concelho de Baião, em 1957. Em 1979 publicou o seu primeiro livro, intitulado "A Aldeia das Flores", e não mais parou de escrever. É um dos autores mais lidos e premiados da literatura infantojuvenil portuguesa, tendo cerca de noventa títulos publicados, e a sua vasta obra foi, em grande parte, selecionada pelo Plano Nacional de Leitura.

Recebeu vários prémios, dos quais se destacam o Prémio da Associação Portuguesa de Escritores (1983), o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens (1990), o Prémio António Botto (1996) e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, categoria «Livro Ilustrado» (2004). Em 2008, foi agraciado pela Presidência da República com a Ordem da Instrução Pública.

Em 2014, foi nomeado para o prémio ALMA por ser «um dos mais prolíficos escritores portugueses para a infância e juventude» e por a sua obra ter «a singular qualidade de ser ao mesmo tempo intemporal e universal». A nomeação repetiu-se na edição de 2015 deste que é um dos mais importantes prémios internacionais na área da literatura infantojuvenil. "No Meio do Nada" é o seu primeiro livro para adultos, publicado quando se comemoram os 40 anos de uma carreira literária a semear histórias que alimentaram a imaginação de milhares de leitores.

O Som dos Livros desta semana foi para o ar no dia 1 de abril, pelas 9h20, na Rádio Emissora das Beiras (www.emissoradasbeiras.pt e em 91.2 FM), estação onde a emissão voltará a passar no sábado 4 de abril, pelas 12h30, no programa Giroflé.

Este mesmo episódio poderá ser escutado na Rádio Miúdos (www.radiomiudos.pt) sexta (3 de abril) e domingo (4 de abril) pelas 10h e pelas 19h. Assim, não faltarão oportunidades para ouvires o episódio que também já está disponível neste portal AQUI»

Podes, ainda, escutar todos os programas mais antigos AQUI»

 

DESTAQUE

cartaz

Banner Som dos Livros5 200x700