«Como Brincávamos no Passado»

Exposição de Brinquedos Populares Promovida pela Biblioteca Municipal

inauguracaoweb

A partir de 25 de setembro e até 7 de novembro, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro apresenta a exposição «Como Brincávamos no Passado». A inauguração aconteceu ao início da tarde de hoje e esteve a cargo da Vereadora da Educação e da Ação Social, Sofia Ferreira.

A exposição divulga conhecimentos e experiências relacionadas com a construção dos brinquedos que, há 80, 60 e 50 anos, marcaram a meninice dos rapazes e das raparigas. Mas não só. Como sublinhou a Vereadora Sofia Ferreira, «em época de COVID-19, gostaríamos que as pessoas tivessem aqui momentos de memória positivos, que recordassem as coisas com que brincavam e que caraterizaram a sua infância, as suas aldeias e as suas vivências do passado».

Os brinquedos expostos foram criados com a colaboração quer dos utentes das IPSS e dos centros de dia, quer de várias associações desportivas e recreativas do concelho, nomeadamente, o Centro de Animação Local de Mosteiro de Fráguas, o Centro de Animação Local de Nandufe, o Centro de Animação Local de Sabugosa, o Centro Paroquial de Canas de Santa Maria, o Centro Social e Paroquial de Santiago de Besteiros, o Lar da Boa Esperança (Caramulo), o Lar do Sameiro (Caramulo), o Lar da Terceira Idade (Caramulo), o Recreio do Caramulo IPSS e a Santa Casa da Misericórdia do Vale de Besteiros.

São dois os objetivos desta exposição. O primeiro é não deixar perder conhecimentos e técnicas passados de geração em geração. O segundo objetivo é dá-los a conhecer às crianças de hoje, permitindo-lhes vivenciar experiências de antigamente e, ao mesmo tempo, aprender como é possível construir brincadeiras com materiais banais do quotidiano. Trata-se, de facto, de um conhecimento valioso e daí a inclusão da exposição nas Jornadas Europeias do Património (dias 25, 26 e 27 de setembro), este ano dedicadas ao tema «Património e Educação».

Para além dos brinquedos físicos, estão em exibição vários recursos audiovisuais, recolhidos junto dos utentes das instituições participantes, onde se contam não só os «segredos» do processo de criação, mas também as memórias da infância.

Poderá visitar a exposição no edifício da Biblioteca Municipal no seguinte horário: entre as 09:00 e as 18:00 de segunda a sexta-feira e das 09:30 às 12:30 e das 14:00 às 18:00 aos sábados.

SUBSCREVA

nanteriores