Concurso Nacional de Leitura 2020 | 2021

concurso-nacional-de-leitura-2021final-webFase Intermunicipal Viseu Dão Lafões – Tondela

É já nos dias 12 e 15 de abril que decorrerão as provas da Fase Intermunicipal do Concurso Nacional de Leitura 2020|2021, cujo âmbito geográfico abrange os catorze municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL). As provas destinam-se aos alunos do ensino básico e secundário já apurados nas fases anteriores do concurso, de âmbito escolar e municipal.

A Fase Intermunicipal da CIMVDL será organizada pela Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro de Tondela em articulação com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), a Rede Intermunicipal de Bibliotecas Viseu Dão Lafões (RIBVDL) e a Rede de Bibliotecas de Tondela (RBT).

Tendo em conta a atual situação pandémica, as provas decorrerão em formato online com a seguinte distribuição pelas datas acima referidas: realização da Prova Escrita no dia 12 de abril, pelas 11:00 horas, e realização da Prova de Palco no dia 15 de abril, a partir das 14:30.

Sendo o Concurso Nacional de Leitura (CNL) uma iniciativa anual que visa estimular o gosto e o prazer da leitura, os alunos concorrentes têm como missão ler as obras definidas para cada nível de ensino pela equipa organizadora. As obras selecionadas para a Fase Intermunicipal da CIMVDL são as seguintes:

• 1º CEB | «O príncipe com orelhas de burro» in «Contos para Rir», de Luísa Ducla Soares;
  • 2º CEB | «O segredo do rio», de Miguel Sousa Tavares;
  • 3º CEB |«Os livros que devoraram o meu pai», de Afonso Cruz;
  • Ensino Secundário | «A trança de Inês», de Rosa Lobato de Faria.

Concluídas as provas da Fase Intermunicipal, serão aprovados, em cada nível de ensino, dois concorrentes vencedores. Serão estes alunos que representarão a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões na Final Nacional, cuja realização acontecerá em Oeiras no próximo dia 5 de junho.

Consulte aqui as normas do CNL 2020|2021 Fase Intermunicipal VDL