A Rede

Rede de Bibliotecas

Tondela tem uma Rede de Bibliotecas que cobre todo o Concelho. Entre 2001 e 2010 inaugurou-se uma nova Biblioteca Municipal, sete bibliotecas escolares do primeiro ciclo entraram em funcionamento, construiu-se uma nova Escola Secundária, renovou-se um Centro Escolar.

Foi feito um esforço no sentido de qualificar os professores e os auxiliares que trabalham nas bibliotecas. A utilização e as formas de estar e de pensar a biblioteca modificaram-se.

A autarquia investiu na renovação dos edifícios, transformando as bibliotecas em espaços amplos, abertos e multifuncionais e na aquisição de software e de fundos documentais, nomeadamente livros do Plano Nacional de Leitura, para as escolas.

O portal é o ponto de convergência do trabalho realizado pela Biblioteca Municipal com as restantes bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tondela em actividades que envolvem a autarquia, quatro Agrupamentos de Escolas, duas Escolas Secundárias, uma Escola Profissional e um Centro de Formação.

O portal da RBT dá acesso ao catálogo das Bibliotecas da Rede, às informações e notícias das bibliotecas cooperantes, aos documentos técnicos e normativos que regulamentam o trabalho colectivo e a partilha de recursos e a um directório de recursos educativos on-line.

Categoria: A Rede

Autor do Mês

teolinda gersao

Teolinda Gersão

Teolinda Gersão (Teolinda Maria Sanches de Castilho Gersão Gomes Moreno) nasceu em Coimbra, a 30 de Janeiro de 1940. Estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim. Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e depois de provas académicas professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada.

Além da permanência de três anos na Alemanha viveu dois anos em São Paulo, Brasil e conheceu Moçambique, onde decorre o romance de 1997 "A Árvore das Palavras".

Desde cedo se dedicou à escrita. O seu primeiro livro, "Liliana" (contos), foi escrito aos 14 anos. Passados seis anos publicou "Poemas". Desde então, escreveu sobretudo romances, publicou até agora duas novelas "Os Teclados"e "Os Anjos" e duas colectâneas de contos "Histórias de Ver e Andar"e "A Mulher que prendeu a Chuva".

Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004.

Consulte mais informação AQUI.