A Rede

Rede de Bibliotecas

Tondela tem uma Rede de Bibliotecas que cobre todo o Concelho. Entre 2001 e 2010 inaugurou-se uma nova Biblioteca Municipal, sete bibliotecas escolares do primeiro ciclo entraram em funcionamento, construiu-se uma nova Escola Secundária, renovou-se um Centro Escolar.

Foi feito um esforço no sentido de qualificar os professores e os auxiliares que trabalham nas bibliotecas. A utilização e as formas de estar e de pensar a biblioteca modificaram-se.

A autarquia investiu na renovação dos edifícios, transformando as bibliotecas em espaços amplos, abertos e multifuncionais e na aquisição de software e de fundos documentais, nomeadamente livros do Plano Nacional de Leitura, para as escolas.

O portal é o ponto de convergência do trabalho realizado pela Biblioteca Municipal com as restantes bibliotecas da Rede de Bibliotecas de Tondela em actividades que envolvem a autarquia, quatro Agrupamentos de Escolas, duas Escolas Secundárias, uma Escola Profissional e um Centro de Formação.

O portal da RBT dá acesso ao catálogo das Bibliotecas da Rede, às informações e notícias das bibliotecas cooperantes, aos documentos técnicos e normativos que regulamentam o trabalho colectivo e a partilha de recursos e a um directório de recursos educativos on-line.

Categoria: A Rede

Autor do Mês

Alice Vieira

ALICE VIEIRA

Alice Vieira (Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca) nasceu em Lisboa a 20 de março de 1943. Frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Escritora e jornalista profissional desde 1969, colaborou desde os treze anos no jornal "Diário de Lisboa" (onde juntamente com o seu marido Mário Castrim dirigiu o suplemento "Juvenil" e "Catraio"), no "Diário Popular" e no "Diário de Notícias". Colaborou em várias revistas e programas de televisão para crianças.

É considerada uma das mais importantes escritoras portuguesas de literatura infanto-juvenil,   tendo publicado cerca de  quatro dezenas de livros infantis e vendido perto de um milhão de exemplares.  As suas obras estão traduzidas em várias línguas, como o alemão, o búlgaro, o espanhol, o galego, o catalão, o francês, o húngaro, o holandês, o russo, o italiano, o chinês, o servo-croata e o coreano. É também autora de contos, romances, crónicas e poesia para adultos.

Consulte mais informação AQUI.