Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº4

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 4/2014 - sábado, 25 novembro 2017  
 
  OLÁ Visitante,
 
Um novo mês é sinónimo de um conjunto alargado de novas iniciativas que a RBT - Rede de Bibliotecas de Tondela se prepara para lhe oferecer. No decorrer desta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o trabalho que está a ser preparado por técnicos e professores bibliotecários. Navegue nos menus "Ler Mais" e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Alunos do AE Cândido de Figueiredo participam na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

cadernoApós a sua recente presença na Escola Secundária de Tondela, Conceição Tomé estará na Escola Básica nº2 do Campo de Besteiros e na Escola E.B. 2,3 do Caramulo, nos dia 2 e 6 de maio, respetivamente, para uma sessão de apresentação da obra "O caderno do avô Heinrich", completando assim um ciclo de encontros nas bibliotecas da RBT, que teve início na Festa do Livro e da Leitura.

Sinopse:

Heinrich e Jósef conheceram-se na Polónia. Heinrich tinha chegado há pouco tempo da Alemanha, porque o pai não queria que o filho crescesse num país onde então dominavam o ódio, o preconceito, o abuso do poder e todas as formas de anatismo. Naquele tempo, o homem que tinha subido ao poder resolveu dominar o mundo e perseguir todos aqueles que considerava serem de raças inferiores como os judeus ou os ciganos, e também todas as pessoas que lhe opusessem resistência. Esse homem chamava- se Adolf Hitler. Esta história, escrita com grande sensibilidade, conta-nos como Heinrich, e o seu amigo judeu, Jósef, apesar de tudo o que sofreram, conseguiram manter uma amizade que ficou para a vida. A autora mostra-nos ainda como o amor pelos livros e pela leitura, e a capacidade humana de criar beleza são importantes para promover a paz entre os povos. Prémio Literário Maria Rosa Colaço Literatura Juvenil 2012. 

Alunos do AE Cândido de Figueiredo participam na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura

concurso nacionalRealiza-se já no próximo dia 5 de maio, em Viseu, a Prova Distrital da 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura, promovido pelo Plano Nacional de Leitura.

O Agrupamento de Escolas Cândido de Figueiredo apurou, através da Prova de Escola realizada durante a primeira fase do concurso, 6 alunos que agora irão participar na fase distrital. São eles: Maria Almeida, Helena Silva e Beatriz Santos, da EB de Lageosa do Dão e Pedro Esteves, Inês Cruz e Daniel Paz, da ES/3 de Molelos.

Ler Mais

Bibliotecas dos A.E.T. Cândido de Figueiredo (Tondela) e Santa Comba Dão promovem atividades de intercâmbio

macaco rabo cortadoAs bibliotecas escolares destes dois agrupamentos de escolas têm previsto nos seus planos de atividades a partilha de experiências pedagógicas com alunos. Assim, durante o mês de maio, a equipa das BE, alunos e professores do 6ºD, do A.E.T.C.F., vão apresentar a peça de teatro de fantoches “O Macaco de rabo cortado” (adaptada a partir da obra de António Torrado), no AE de Sta Comba Dão. Esta peça foi já apresentada em Tondela a vários grupos de alunos, no âmbito da Festa do Livro e da Leitura.

Ler mais

Worshop de bonecas E.V.A. na Biblioteca Municipal

cartaz bonecasRealiza-se no dia 3 de maio, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, um Workshop de bonecas em E.V.A., sob a orientação de Patrícia Oliveira. Dirigido a jovens e crianças a partir dos oito anos, o Workshop tem por tema “Vem fazer a tua mãe” e decorre no próximo sábado, das 14h00 as 18h00.

A iniciativa realiza-se no âmbito do programa “Sábados na Biblioteca”. O programa “Sábados na Biblioteca”, pensado com o objetivo de animar as tardes de Sábado na Biblioteca Municipal, prevê a realização de vários tipos de ações ao longo do ano: ateliês de artes plásticas, dança, ioga, ações de formação, encontros e ações de sensibilização dirigidas à comunidade e ainda atividades no parque urbano.

A inscrição no Workshop “Vem fazer a tua mãe” é gratuita mas obrigatória, sendo o número de participantes limitado. Inscreva-se na Biblioteca Municipal.

Ler mais

Hora do Conto - Biblioteca Municipal e Infantário de Lajeosa do Dão

livro coracoesNo dia 15 de maio, Dia Internacional da Família, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro dinamizará mais uma sessão da Hora do Conto, na sala infantil, pelas 10h30.

No dia seguinte, 16 de maio, as técnicas da Biblioteca deslocar-se-ão ao infantário de Lajeosa do Dão, onde irão realizar a Hora do Conto para as crianças do pré-escolar de Lajeosa do Dão e de Parada de Gonta, pelas 14h30.

O livro a apresentar às crianças nestes dias será “O livro dos corações”, escrito por Luciana Graça e ilustrado por Raquel Pinheiro.

 

Ler mais

Escola Virtual nas Bibliotecas do Agrup. de Escolas Tomaz Ribeiro

escola virtualA Escola Virtual disponibiliza um vasto banco de recursos interativos, apoiando o estudo autónomo dos alunos em diferentes níveis de ensino e disciplinas.

O Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro aderiu ao plano específico de subscrição para as bibliotecas escolares, disponível a partir do mês de maio e com continuidade no próximo ano letivo.

Ao facultar aos alunos o acesso à Escola Virtual, as bibliotecas promovem a democratização no acesso a esta ferramenta, potencializando ainda todos os recursos informáticos já existentes nos seus espaços.

Ler mais

 

Tendinha da Leitura no Parque Urbano

ler no parqueA Tendinha da Leitura, um espaço de leitura ao ar livre, vai estar no parque urbano de Tondela no sábado, dia 24 de maio, caso as condições atmosféricas o permitam.

Livros, jornais e revistas estarão à disposição dos visitantes podendo ser consultados livremente sem necessidade de requisição ou inscrição. Além dos livros, haverá jogos e atividades para os mais novos.

A Tendinha da leitura é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Ler mais

O Livro dos Corações - Novidade de Literatura Infantil do mês

o livro coracoesO Livro dos Corações, de Luciana Graça (texto) e Raquel Pinheiro (ilustrações) são a nova aquisição ao nível da literatura infantil da Biblioteca Municipal de Tondela.

Sinopse:
O Livro dos Corações visa constituir-se como um (singelo, mas sentido) contributo para a exploração, junto dos primeiros leitores, da temática da afetividade entre as crianças e os respetivos pais, avós e irmãos. Temática esta ainda pouco explorada na literatura para a infância que se publica em Portugal.

De facto, num período em que cada vez mais se reclama uma maior presença da família na vida e na própria educação das crianças, é urgente incentivar os mais novos a olhar, com olhos de ver, para os mais velhos como uma peça-chave de qualquer núcleo familiar.

Ler mais

Eu, Malala - Novidade Literária do Mês

eu malalaEu, Malala de Christina Lamb e Malala Yousafzai é a mais recente aquisição literária da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Sinopse:
No dia 9 de outubro de 2012, Malala Yousafzai, então com 15 anos, regressava a casa vinda da escola quando a carrinha onde viajava foi mandada parar e um homem armado disparou três vezes sobre a jovem.

Nos últimos anos Malala - uma voz cada vez mais conhecida em todo o Paquistão por lutar pelo direito à educação de todas as crianças, especialmente das raparigas - tornara-se um alvo para os terroristas islâmicos.

Esta é a história, contada na primeira pessoa, da menina que se recusou a baixar os braços e a deixar que os talibãs lhe ditassem a vida. É também a história do pai que nunca desistiu de a encorajar a seguir os seus sonhos numa sociedade que dá primazia aos homens, e de uma região dilacerada por décadas de conflitos políticos, religiosos e tribais. Um livro que nos leva numa viagem extraordinária e que nos inspira a acreditar no poder das palavras para mudar o mundo.

Ler mais

Isabel Allende - Escritora do mês

isabelallendIsabel Allende Llona é uma jornalista e escritora chilena. Nasceu a 2 de agosto de 1942, em Lima, no Peru, mas a sua família voltou logo para o Chile. O presidente Salvador Allende era primo direito de seu pai. Isabel Allende trabalhou infatigavelmente como jornalista e escritora, desde os 17 anos. O seu primeiro romance, “A Casa dos Espíritos” (1982), que principia por ser uma carta de despedida para o seu avô, patriarca da família, deu-lhe reconhecimento mundial como uma voz feminina no mundo literário latino-americano dominado pelos homens. Isabel Allende escreveu este livro quando exilada na Venezuela, com o marido e os dois filhos, depois do golpe militar de Augusto Pinochet, em 1973, que derrubou o governo de Salvador Allende (1908-1973) e implantou a ditadura no Chile.

Isabel Allende, que recebeu várias distinções e prémios internacionais nos últimos trinta anos, descreve a sua obra de ficção como “literatura realística” assente na sua vivência e na mística que povoa a sua imaginação. Formalmente inspirada no realismo mágico de Garcia Marquez mas sem perder de vista a realidade social, a sua escrita dá especial relevo às mulheres que, sem terem o poder, assumem um papel dominante no reforço dos laços famíliares. Os seus romances mais conhecidos aliam enredos imaginativos a fatos históricos e refletem as suas convicções de justiça social face à dura realidade política que talhou o seu destino.

Ler mais

Projetos de promoção da leitura na comunidade, pelas Bibliotecas do Agrupamento Tomaz Ribeiro

expressoesLeia enquanto espera… - Disponibilização, pelas bibliotecas, de jornais e revistas da biblioteca a centros/extensões de saúde do concelho, para serem lidos pelos utentes. Depois do sucesso desta iniciativa no Centro de Saúde de Tondela, prevê-se o alargamento da mesma, a partir de maio, às extensões de saúde de Lajeosa do Dão e do Caramulo.

Um Café com Letras – E se o seu café viesse acompanhado de um poema? As bibliotecas constroem marcadores de livros e pequenos folhetos, com poemas ou frases soltas sobre a importância da leitura, que disponibilizam em cafés do concelho, para oferta ao público.

Biblioteca sem Paredes - Projeto da biblioteca da Escola Secundária de Tondela, para promoção da leitura junto de cidadãos sénior (utentes do Lar da Misericórdia de Tondela), e sensibilização para a leitura junto do público pré-escolar, desenvolvido por jovens do ensino secundário, com a orientação da professora de EMRC e da Biblioteca Escolar. Neste mês de maio, serão desenvolvidas sessões de animação de leitura, na biblioteca, para crianças do ensino pré-escolar, e no Lar da Misericórdia, para os seus utentes.

Amigos da Biblioteca  e  Atelier de Expressão Plástica -  Projetos de articulação curricular da biblioteca da Escola Secundária com o Departamento de Educação Especial, visando o desenvolvimento das aprendizagens de alunos com necessidades educativas especiais, no âmbito dos seus programas educativos individuais, a sua inclusão escolar e social e a promoção do gosto pela leitura, pela escrita e pela expressão plástica. Neste mês de maio, os alunos encontram-se a preparar a leitura e encenação do conto tradicional “A Polegarzinha”, para participarem na dinamização de mais uma “Hora do Conto”, nos jardins de infância do  agrupamento.

Ler mais

 
--
  CMT logo miniEducacaowww.rbt.cm-tondela.pt | Contactmessage  
--