Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº5

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 5/2014 - quarta, 20 setembro 2017  
 
  OLÁ Visitante,

Um novo mês é sinónimo de um conjunto alargado de novas iniciativas que a RBT - Rede de Bibliotecas de Tondela se prepara para lhe oferecer. No decorrer desta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o trabalho que está a ser preparado por técnicos e professores bibliotecários. Navegue nos menus "Ler Mais" e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Teatro de Fantoches "O Macaco de Rabo Cortado"

macacoraboOs alunos do 6ºD vão apresentar, na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Tondela, na 1ª quinzena de junho, a peça de teatro de fantoches “O Macaco de Rabo Cortado”, adaptada a partir da obra de António Torrado. Mais uma vez, esta turma, sob a orientação da professora de Educação Tecnológica e também a colaboração de outros elementos da Equipa das BE, em especial a da coordenadora do pré-escolar, e de alguns professores da turma, nomeadamente dos professores de Educação Visual, de Português e de Educação Musical vão encantar os colegas com mais algumas apresentações.

Entrega de Prémios e Certificados

olimp5web2A equipa da biblioteca escolar do Agrupamento de Escolas de Tondela, durante a  1ª quinzena de junho,  vai organizar sessões para entrega dos certificados e prémios aos vencedores dos vários concursos dinamizados  nas várias bibliotecas: Olímpiadas da Leitura, O Biblionário, O Biblioinvestigador, Concurso Nacional de Leitura, Concurso de fotogarfia, O Problema do mês, entre outros.

 

Reformulação da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro - Tondela

MediatecmO Município de Tondela tem vindo a desenvolver um conjunto progressivo de melhorias na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. Se é certo que a atual conjuntura não permite, no imediato, a realização de uma intervenção de fundo, não é menos verdade que o Pelouro da Educação tudo tem feito para conseguir revitalizar alguns setores primordiais. Um exemplo disso mesmo é o parque informático, disponível ao público, que se encontra um pouco obsoleto e que agora sofreu uma profunda remodelação.

Após uma primeira fase onde foi melhorado o sistema wireless, todos os desktops foram agora substituídos, desde os equipamentos de serviço interno aos computadores disponíveis para o público.

A mediateca, também ela reformulada, passou a acolher uma moderna sala de informática com 10 computadores. Quem utiliza a televisão passou a ter ao seu dispor três conjuntos novos de auscultadores sem fio, de modo a que fique comodamente sentado no sofá enquanto assiste ao documentário ou filme preferido.

MARgens com Vida - Exposição

margens com vidaDurante o mês de junho estará patente na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro a exposição temporária "MARgens com vida", da autoria do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana de Castelo.

Composta por dez painéis, a exposição debruça-se sobre as zonas costeiras, como áreas de transição  entre o mar profundo e os sistemas terrestres adjacentes, organizando-se em quatro núcleos temáticos: as dunas, os estuários, a praia rochosa e o mar (litoral norte).

A exposição pode ser visitada no horário de funcionamento da biblioteca: de segunda a sexta, das 9 às 19, aos sábados, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. A entrada é livre.

Dia Mundial do Ambiente assinalado na Biblioteca Municipal

dia mundial ambienteO Dia Mundial do Ambiente é celebrado todos os anos a 5 de junho, com o objetivo de alertar as populações e os governos para a necessidade de salvar o ambiente. Novamente este ano, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro irá assinalar a data com atividades para as crianças do pré-escolar. A atividade inicia-se com a  animação do conto "O dia em que o mar desapareceu", um livro de José Fanha com ilustrações de Maria João Gromicho que alerta para a preservação da vida nos delicados ambientes marinhos e lembra aos mais pequenos os cuidados a ter no que respeita à não poluição das praias e do mar.

De seguida, Luís Abrantes, da Associação de Municípios do Planalto Beirão, irá falar aos mais pequenos da importância da reutilização dos recursos usados e da reciclagem, como forma de cada qual reduzir o seu impacto no planeta.

No final, as crianças poderão testar os seus conhecimentos através de um jogo. No dia 9 de junho, as funcionárias da Biblioteca Municipal dinamizam a Hora do Conto no infantário de Castelões.

X Jogos Florais de Tondela e VIII Prémio Jovem Revelação

maosNo dia 10 de Junho realiza-se a 10ª sessão de entrega de prémios dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e Prémio Jovem Revelação, concursos poéticos organizados pelo Município de Tondela. A sessão terá lugar na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, pelas 15 horas.

A esta décima edição dos Jogos Florais apresentaram-se 64 trabalhos poéticos, nas seguintes modalidades: quadra (24), poema livre (24) e soneto (16).

Ao Prémio Jovem Revelação, este ano na oitava edição, concorreram 61 crianças e jovens das escolas do concelho, apresentando 79 trabalhos.

Os autores dos trabalhos premiados nos Jogos Florais receberão uma peça de artesanato da região e livros, enquanto os premiados do Prémio Jovem Revelação receberão um cheque-livro.

Serão entregues certificados de presença a todos os participantes.

Ler mais

Sábados na Biblioteca - Workshop de Dança Criativa

workshopNa tarde de sábado, dia 14 de junho, pais e filhos podem participar num workshop de Dança Criativa na Biblioteca Municipal de Tondela.

Dinamizada pela professora Gui Morais, esta atividade designada "Dança com palavras" terá um carácter lúdico-didático, aliando a música e o movimento às palavras.

O Workshop inicia-se às 15h30 e terá a duração de uma hora. Poderão participar adultos ou jovens e crianças a partir dos seis anos.

A inscrição é gratuita mas obrigatória e pode ser feita presencialmente na Biblioteca Municipal, através do telefone 917 503 206 ou ainda pelo e-mail biblioteca@cm-tondela.pt.

"Leitura Sem Idade" visita Guardão e Caramulo

Leitura sem idadeConforme tem sido noticiado, a Biblioteca Municipal de Tondela encontra-se a desenvolver o programa de animação "Leitura sem Idade", que visa ir ao encontro da população sénior institucionalizada. Incentivar a leitura e proporcionar momentos de convívio aos que têm mais dificuldades em aceder à Biblioteca Municipal, são os principais objetivos do programa. Nesta medida, a Biblioteca realiza deslocações quinzenais aos lares e centros de dia do concelho, agendadas mediante uma programação prévia.

Este mês, as atividades têm como tema as adivinhas e os provérbios populares. No dia 18 de junho, as atividades têm lugar no Lar da Boa Esperança (Guardão) e no dia 25 de junho, no Lar da 3ª Idade do Caramulo.

Os rinocerontes não comem panquecas - Novidade de literatura infantil do mês

rinoceronteOs rinocerontes não comem panquecas, de Anna Kemp (textos) e Sara Ogilvie (ilustrações) é a nova aquisição ao nível da literatura infantil da Biblioteca Municipal de Tondela.

Sinopse:
"Estava a Margarida a tomar o pequeno-almoço muito sossegada quando, de repente, entra um rinoceronte roxo pela cozinha dentro – exatamente!  Depois, dá uma dentada numa das panquecas da Margarida – exatamente! A Margarida tenta contar aos pais, mas eles estão demasiado ocupados para ouvir. Estão sempre demasiado ocupados para ouvir. Por isso, a Margarida começa a falar com o rinoceronte..." Uma história divertida e ternurenta das autoras do bestseller "Os cães não dançam ballet". 

Ler mais

A Vida no Céu - Novidade Literária do Mês

"A Vida no Céu" de José Eduardo Agualusa

a vida no ceuSinopse
"Depois que o mundo acabou fomos para o céu." Assim começa este romance. Na sequência de um desastre de proporções bíblicas – o Dilúvio – os ricos das grandes cidades constroem enormes dirigíveis e vão viver para o céu. Os pobres improvisam balões, que prendem uns aos outros, ligados a redes, formando imensas aldeias flutuantes.

Carlos Tucano, o narrador desta história, nasce numa destas aldeias, Luanda, que junta mais de cem balsas. Com 16 anos, Carlos parte à procura do pai, desaparecido numa tempestade. Ao longo desta peregrinação, vai-nos dando a ver a vida no céu, com os seus prodígios, os seus mistérios, e também os seus desacertos, ao mesmo tempo que estabelece ligações com toda uma galeria de personagens extraordinários.

Misto de história de aventuras e de alegoria ecológica, este romance de José Eduardo Agualusa é uma visitação à humanidade em pleno céu, onde uma nova vida pode ser possível.

Ler mais

José Eduardo Agualusa - Escritor do mês

jose eduardo agualusa220pxJosé Eduardo Agualusa  é o nome literário do escritor José Eduardo Agualusa Alves da Cunha. De ascendência luso-brasileira, nasceu na cidade de Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Em 1975 partiu para Lisboa onde terminou o liceu e onde se inscreveu no Instituto Superior de Agronomia. Abandonou os estudos universitários para se dedicar por inteiro ao jornalismo e à literatura. Colaborou em numerosos jornais e revistas portuguesas e angolanas. Atualmente, escreve crónicas mensais para a revista portuguesa "Ler" e semanais para o jornal angolano "A Capital". Realiza o programa "A Hora das Cigarras", sobre música e poesia africana, difundido na RDP África. É membro da União de Escritores Angolanos. Os seus livros estão traduzidos em 25 línguas.

Ler mais

Sábados na Biblioteca - Ioga para Crianças

iogaNa tarde de sábado, dia 28 de junho, haverá uma sessão de Ioga para Crianças na Biblioteca Municipal de Tondela.
Dinamizada pelo ginásio Ffitness Club e pensada para pais e filhos, a sessão de "Ioga para crianças" deverá iniciar-se pelas 16h00 e terá a duração de uma hora.

Poderão participar adultos ou jovens e crianças a partir dos cinco anos. Os participantes deverão trazer roupa confortável e uma mantinha.

A inscrição, gratuita mas obrigatória, pode ser feita presencialmente na Biblioteca Municipal, através do telefone 917 503 206 ou ainda pelo e-mail biblioteca@cm-tondela.pt

 
--
  CMT logo miniEducacaowww.rbt.cm-tondela.pt | Contactmessage  
--