Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº6

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 6/2014 - quarta, 20 setembro 2017  
 
  Olá Visitante,
Julho é para muitos um mês de férias. Na Rede de Bibliotecas de Tondela continuamos a preparar um conjunto alargado de novas iniciativas para lhe oferecer nos seus momentos de lazer. No decorrer desta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor o trabalho que está a ser preparado por técnicos e professores bibliotecários. Navegue nos menus "Ler Mais" e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro - Horário de Verão

horario-de-veraoDe 30 de junho a 31 de agosto de 2014, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro está aberta ao público, diariamente, em horário de Verão:

Segunda a Sexta-feira

» Manhã - 09h00 às 13h00
» Tarde - 14h00 às 18h00

Encerra

Sábados, Domingos e Feriados

Ludoteca de Verão

ludoteca verao pequeno

Teve início no passado dia 16 de junho e primeiro dia de férias para muitos alunos do ensino básico, mais uma edição da Ludoteca de Verão.

Trata-se de uma iniciativa do Pelouro da Educação do Município de Tondela que conta com o apoio dos serviços da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e que pretende dar ocupação aos tempos livres das crianças entre os 6 e os 10 anos de idade. Diariamente, das 14h às 17h30, um professor e duas auxiliares dinamizam um conjunto diversificado de atividades lúdico-pedagógicas, não só na Biblioteca Municipal de Tondela como também no Pavilhão Municipal, no Parque Urbano da cidade ou nas Piscinas Municipais. As atividades não se ficam por aqui e até ao final do mês de agosto as crianças para além de realizarem atividades expressivas, físicas e musicais, terão ainda, a oportunidade de visitar entidades e organismos como a Câmara Municipal, os Bombeiros Municipais, alguns museus, quintas pedagógicas e empresas do concelho.

Ler mais

Blogue - A Vida Secreta das Palavras

blogue

 

O blogue da Biblioteca da Escola Secundária de Tondela - A Vida Secreta das Palavras - pretende ser um espaço de encontro para a partilha do prazer do livro, da leitura e das artes, através da divulgação das criações dos nossos alunos e da celebração dos autores e da sua obra, nas diversas áreas do saber.

Ler mais

 

Banco de Manuais Escolares

ESTONDELA

A Escola Secundária de Tondela, numa iniciativa do Programa de Educação para a Saúde e da Biblioteca Escolar, está a desenvolver um projeto com vista a promover a reutilização de manuais escolares. Esta iniciativa, para além de desenvolver na comunidade educativa o sentido de partilha e solidariedade social, tem também como objetivo incentivar boas práticas de educação, proteção ambiental e o respeito pelo livro.Neste contexto, está a decorrer uma campanha de recolha destinada à criação de um banco de manuais escolares, que terá duas vertentes:

  • Recolha de manuais ainda em vigor para distribuição aos alunos;
  • Recolha de manuais já desatualizados para doação a instituições;

Os manuais escolares usados, em condições de serem reutilizados, poderão ser entregues na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela.

O senhor do seu nariz - Novidade de literatura infantil do mês

o senhor do seu nariz“O senhor do seu nariz e outras histórias” de Álvaro Magalhães (texto) e João Fazenda (ilustrações).Um conjunto de cinco contos divertidos que nos fazem pensar.

Temos a história de um rapaz que foi fadado para ter um nariz do tamanho de um chouriço, o que lhe tornou a vida difícil por um tempo. Era diferente dos outros, com aquele nariz que atrapalhava muito, pelo que passou a viver longe da aldeia em que nascera. Mas, ao mesmo tempo, ser narigudo trouxe-lhe vantagens como ter um olfato apurado, uma capacidade que se revelou preciosa para a aldeia e fez do rapaz um herói.Há também a história de quatro ladrões que são enganados por uma luz esverdeada que lhes fala ao ouvido.

E a história de Pedro e Inês, que se queriam bem, mas se desencontraram durante a vida inteira (e na outra também). E a história do Senhor Pascoal, que deu a volta ao mundo à procura da felicidade e só a encontrou quando deixou de a procurar. E ainda a história de um homem ambicioso e agitado que não dava descanso ao seu anjo da guarda. Tanto quis e tanto andou, que acabou onde tinha começado.

Ler mais

Amada Vida - Novidade Literária do Mês

"Amada Vida" de Alice Munro

amada vidaA maioria dos contos deste livro ocorrem no território natal de Alice Munro – as pequenas vilas em redor do Lago Huron, no Canadá – embora por vezes os personagens se aventurem na cidade. História a história, Munro destaca os momentos em que a vida é profundamente transformada por um encontro casual, uma ação não realizada, ou mesmo por um desvio no destino que faz alguém alterar seu trajecto quotidiano ou modo de pensar.

Uma poeta, na sua primeira festa literária em território inóspito, é resgatada por um colunista de jornal, acabando por partir numa incursão pelo continente que a leva a um inesperado encontro.Um jovem soldado, ao regressar da Segunda Guerra Mundial para os braços da sua noiva, sai na estação de comboio anterior à sua, encontrando numa quinta uma mulher com quem começa uma nova vida.

Uma jovem que mantém um caso com um advogado casado, contratado pelo seu pai para gerir os seus bens, é vítima de chantagem. Quando descobre a chantagista, encontra uma forma surpreendente de lidar com o problema. Uma rapariga que sofre de insónias imagina, noite após noite, que assassina a irmã mais nova. Uma mãe resgata a sua filha no exacto momento em que uma mulher tresloucada invade o seu quintal.

Ler mais

Alice Munro - Escritora do mês

alice-munroAlice Ann Laidlaw nasceu em Wingham, condado de Huron, Ontário, Canadá, a 10 de julho de 1931. Considerada uma das principais escritoras de língua inglesa atuais, Alice Munro recebeu o Prémio Nobel da Literatura em 2013, atribuído pela Academia Sueca, que a reconheceu como “mestre do conto contemporâneo”.

Munro recebera já alguns dos mais importantes prémios literários, incluindo, em 2009, o prestigiado Man Booker International Prize, e era há muito uma candidata recorrente ao Nobel da Literatura. Quando recebeu o Man Booker International Prize, o júri justificou a escolha afirmando que a autora, “embora seja essencialmente conhecida como contista, mostra a profundidade, sabedoria e precisão que a maior parte dos ficcionistas só consegue alcançar numa vida inteira a escrever romances”.

Foi Cynthia Ozick, ela própria uma talentosa contista, que, reconhecendo a consumada mestria de Munro na história breve, lhe chamou há alguns anos o Tchekov do nosso tempo, pelo realismo psicológico dos seus contos centrados nas fraquezas da condição humana.

Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaowww.rbt.cm-tondela.pt | Contactmessage  
--