Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº7

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 7/2014 - sábado, 25 novembro 2017  
 
  Olá Visitante,
Setembro é, para muitos, tempo de regresso ao trabalho. Para outros é, ainda, tempo de férias. Para os mais novos é chegada a altura de retomar os estudos. Na Rede de Bibliotecas de Tondela continuamos a preparar um conjunto alargado de novas iniciativas para oferecer a todo o público, quer esteja em férias ou em trabalho. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor todo o trabalho que está a ser preparado para ser dinamizado ao longo deste mês. Navegue nos menus   Ler Mais  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro - Horário

relogioA partir do dia 1 de setembro de 2014, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro abandonou o horário de verão e passou a estar aberta ao público, diariamente, num horário mais alargado:

Segunda a Sexta-feira
09h00 às 19h00

Sábados
09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Encerra
Domingos e Feriados 

Exposição "Parlamentarismo Português: História do Palácio de São Bento"

parlamentarismo inauguracaoDurante todo o mês de setembro, estará patente ao público, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, a exposição itinerante do Museu da Assembleia da República "Parlamentarismo Português", numa parceria desta biblioteca com o Museu da Assembleia da República.

A exposição descreve a origem do Palácio de São Bento, que começou como um mosteiro beneditino em 1598 e a sua transformação em Palácio das Cortes, em 1833. Percorrendo a história do Parlamento, a exposição aborda os órgãos constituintes da Assembleia da República, a sua competência política e legislativa e a Constituição.

A exposição, que foi inaugurada no passado dia 3 de setembro, poderá ser visitada no horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal, até 30 de setembro, de segunda a sexta-feira  das 9h às 19h e nos sábados 20 e 27 de setembro, das 9h às 13h e das 14h às 18 h.

A entrada é gratuita. 

Ler mais

Tendinha da Leitura no Parque Urbano

leitura parqueA “Tendinha da Leitura”, um espaço de leitura ao ar livre, vai estar no Parque Urbano de Tondela já no próximo sábado, dia 6 de setembro.

Livros, jornais e revistas estarão à disposição dos visitantes podendo ser consultados livremente sem necessidade de requisição ou inscrição. Para além dos livros, haverá jogos para os mais novos.

A Tendinha da Leitura é uma iniciativa da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

 

Ler mais

A Crise Explicada às Crianças - Novidade de literatura infantil do mês

A CriseCom edição da Esfera dos Livros, esta obra inclui explicações para a crise consoante a ideologia politica do leitor: quem prefere a direita, abre o livro de um lado, caso prefira a esquerda, começa a ler pelo outro.

Em ambas as versões os protagonistas são os mesmos "um urso gordo (o défice) e um enxame de abelhas furiosas (os mercados), mas as explicações para o estado a que o país chegou mudam bastante consoante o ponto de vista favorito do leitor e o sentido da sua leitura".

Escrito por João Miguel Tavares (membro do Governo Sombra e colunista do Correio da Manhã) e ilustrado por Nuno Saraiva (co-autor de Filosofia de Ponta) a obra é descrita pela editora como "o livro que Vitor Gaspar gostaria de ter escrito para ler aos seus filhos antes de os pôr na cama".

Ler mais

Os Transparentes - Novidade Literária do Mês

transparentesEste romance de Ondjaki,  vencedor do prémio Saramago, descreve a vida quotidiana num prédio de Luanda e os modos de vida dos seus habitantes. "Combinando com rara mestria os registos lírico, humorístico e sarcástico, o livro Os Transparentes dá vida a uma vasta galeria de personagens onde encontramos todos os grupos sociais, intercalando magníficos diálogos com sugestivas descrições da cidade degradada e moderna."

O prédio de sete andares sem elevador onde habitam os transparentes tem tudo. Um jornalista, um vendedor de conchas, um coronel, um mudo, um assessor, uma secretária, um camarada ministro, um carteiro, professores, mulheres, fiscais, uns submetidos à penúria, outros vivendo de esquemas.

Um retrato da Luanda atual do pós-guerra, "com as especificidades do seu regime democrático, do «progresso», dos grandes negócios, do «desenrasca» - como pano de fundo de uma história que é um prodígio da imaginação e um retrato social de uma riqueza surpreendente."

Ler mais 

Ondjaki - Escritor do mês

ondjakiOndjaki, nome que significa ”guerreiro” em Umbundu é o pseudónimo do escritor angolano Ndalu de Almeida, natural de Luanda, onde nasceu a 5 de julho de 1977.

Poeta e prosador, escreve também para o público infantil e juvenil. Interessa-se pela interpretação teatral, pela pintura e pelo cinema.
Estudou em Luanda, concluiu a licenciatura em Sociologia em Lisboa e fez o doutoramento em “Estudos Africanos” em Itália. Quando em Lisboa, fez teatro amador durante dois anos e um curso profissional de interpretação teatral. Depois de estudar por seis meses em Nova Iorque, na Universidade de Columbia, co-realizou com Kiluanje Liberdade um documentário sobre a cidade de Luanda (“Oxalá cresçam pitangas – histórias de Luanda”, 2006).

No ano 2000, recebeu uma menção honrosa no concurso literário António Jacinto, realizado em Angola, e publicou o seu primeiro livro, “actu sanguíneu” (poesia). Tem mais de vinte obras publicadas, entre as quais “materiais para a confeção de um espanador de tristezas” (poesia), “os da minha rua” (contos), “Ynari a menina das cinco tranças” (infantil), “o assobiador” (novela) e “os transparentes” (romance).

Ler mais

Leitura Sem Idade

leitura sem idadeA Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro iniciou, em abril deste ano, um programa designado "Leitura sem Idade" como forma de chegar à população idosa que, por força das limitações físicas, recorre menos à biblioteca.

O programa prevê a visita quinzenal a diferentes lares e centros de dia do concelho e o desenvolvimento de atividades com o recurso a livros, música ou jogos, seguidas da entrega de um baú com livros para empréstimo prolongado aos idosos das instituições.

As atividades deste mês têm por tema "canções de outrora" e deverão realizar-se no dia 11 de setembro, no Lar Pedras Soltas e, no dia 24, no Lar da Boa Esperança.

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaowww.rbt.cm-tondela.pt | Contactmessage  
--