Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº8

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 8/2014 - quarta, 20 setembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
Apresentamos-lhe hoje uma nova edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter profissional, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor todo o calendário de ofertas  para este mês. Navegue no menu   Ler Mais  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

A.E.T. Tomaz Ribeiro comemora "Mês Internacional da Biblioteca Escolar"

mes biblioOutubro é o "Mês Internacional da Biblioteca Escolar". Em todo o mundo, este período é aproveitado para reforçar a visibilidade das bibliotecas escolares e a consciencialização acerca do seu valor nas aprendizagens. A International Association of School Librarianship (IASL) propõe, como anualmente acontece, um tema aglutinador — A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares). As bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro aderiram a esta iniciativa e, ao longo do mês de outubro, será dinamizado um conjunto de ações para alunos, pais e comunidade em geral, de que destacamos:
- Ações de sensibilização para pais sobre a importância da leitura na família;
- Formação de utilizadores: visitas guiadas às bibliotecas e realização de jogos de descoberta do espaço e dos recursos existentes; exploração do guião do utilizador e de outros guias produzidos pelas bibliotecas;
- Encontro com a poeta do nosso concelho, Filipa Duarte;
- Exposição “800 anos da Língua Portuguesa”;
- Autor do mês;
- 10m de poesia e conto na sala de aula;
- Oficinas de escrita criativa;
- Oficina de leitura “The Pit and the Pendulum” de Edgar Allan Poe;
- Desafio aos alunos: “3 boas razões para frequentar a biblioteca escolar”;
- Leitura em vai e vem/ Baús paraLer+ (promoção da leitura em família nos J.I e 1º CEB)

Exposição “Compostagem, uma oportunidade de cidadania"

exposicaoDe 1 a 30 de outubro, poderá visitar na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro uma exposição do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo designada “Compostagem-oportunidade de cidadania”.

A compostagem é um método simples de decomposição biológica em que os microrganismos e os insetos atuam na matéria orgânica como, por exemplo, restos de comida, folhas ou papel, transformando-a em composto, que pode ser usado como fertilizante natural.

Esta exposição explica as regras da compostagem doméstica, dando exemplos de compostagem em casa ou na escola, abordando ainda a reciclagem multimaterial e o tempo de degradação dos vários materiais.

Comemoração do Dia do Animal

Dia do animalA Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro associa-se à comemoração do Dia Mundial do Animal, convidando miúdos e graúdos para virem à Biblioteca no sábado, dia 4 de outubro, às 15 horas, ouvir e contar histórias sobre animais de estimação.

A atividade contará com a participação de Rosalina Loureiro, técnica dos Serviços Higio-Sanitários do Município e de uma convidada especial, a cadela Nina, do Canil Municipal, que aguarda adoção.

Quem quiser, pode também trazer o seu animal de estimação.

Leitura Sem Idade

leitura sem idadeNo âmbito do projeto “Leitura sem Idade”, as funcionárias da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro deslocar-se-ão ao Centro Social e Cultural do Vale do Dão, no dia 8 de outubro, e ao Centro de Dia de Caparrosa, no dia 29 de outubro, com o objetivo de levar livros àqueles que têm mais dificuldades em aceder a eles, proporcionando-lhes ainda um momento de convívio.

A atividade inicia-se sempre com um jogo para estimular o diálogo e facilitar a socialização. De seguida, sugerem-se algumas atividades que no mês de outubro serão de artes manuais e terão por tema “o Outono”.

À Conversa Com... Francisco Moita Flores

cartaz franciscoÀ Conversa Com... é um conceito criado com o intuito de promover conversas informais entre a sociedade civil e personalidades mediáticas ao nível da literatura, da televisão, da política, etc.

O Dr. Francisco Moita Flores é o próximo convidado desta iniciativa. Estará entre nós, para uma sessão imperdível, já no próximo dia 11 de Outubro pelas 21horas, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela Tomaz Ribeiro.

À conversa com… Francisco Moita Flores pretende criar um momento único de contacto e diálogo com uma personalidade extremamente acarinhada pelo público em geral, não só pela sua vertente de escritor como também pelo seu extenso currículo como político, investigador ou antigo inspetor da Polícia Judiciária. A entrada é gratuita.

Ler mais

Hora do Conto

sopa queimadaPara assinalar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra a 16 de outubro, no dia 14 de outubro pelas 10h30, realiza-se uma sessão da Hora do Conto na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, para a qual se aceitam inscrições.

No dia seguinte, a atividade repete-se no infantário de Barreiro de Besteiros, para as crianças deste infantário e do infantário de Tourigo. O livro a apresentar às crianças nesses dias será “A Sopa Queima”, escrito por Pablo Albo e ilustrado por André Letria.

Os grupos que se quiserem inscrever na atividade da Biblioteca Municipal deverão fazer a sua inscrição através do telefone 232 811 110, do telemóvel 917 503 206 ou pelo e-mail  biblioteca@cm-tondela.pt

Quando a mãe era pequena - Novidade de literatura infantil do mês

quando a mae

Eis a mais recente aquisição da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro ao nível da literatura infantil.

“Quando a mãe era pequena o mundo era um sítio diferente. Brincava-se na rua, não havia telemóveis, as compras faziam-se na mercearia e os discos eram de vinil.”

Um livro com texto de Joana Cabral e ilustrações de Margarida Teixeira que fala sobre algumas diferenças entre gerações, um tema que suscita sempre a curiosidade dos mais novos. Aqui não há lugar para sermões nem se pretende dizer que dantes é que era bom e que agora o mundo está todo ao contrário. Nada disso.

No entanto, sem microondas, computadores, telemóveis e desenhos animados 24 horas por dia o mundo era, de facto, diferente. A televisão a cores era um luxo e só existiam dois canais.

Porém, por mais avançada que seja a tecnologia, há coisas que nunca mudam, como o amor entre pais e filhos. Um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma.

O Jogo de Ripper - Novidade Literária do Mês

o jogo do ripperO Jogo de Ripper é a aquisição literária do mês, na Biblioteca Municipal de Tondela.

Primeiro livro do género policial de Isabel Allende, este romance gira em torno de Ripper, um jogo de mistério online inspirado em Jack o Estripador.

O jogo ganha vida quando uma série de crimes ocorre em São Francisco e os membros de Ripper encontram terreno para saírem das investigações virtuais, descobrindo, bem antes da polícia, a existência de uma ligação entre os crimes.

Quando Indiana, mãe de Amanda, jovem viciada em livros policiais e no jogo de místério Ripper, desaparece, o caso torna-se pessoal e a adolescente fará tudo para deslindar o mistério antes que seja demasiado tarde.

Francisco Moita Flores - Escritor do mês

franciscoFrancisco Moita Flores é um escritor conhecido do grande público, quer pela sua obra literária, quer pelo seu trabalho como dramaturgo para televisão, cinema e teatro. Natural de Moura, onde nasceu a 23 de fevereiro de 1953, Francisco Maria Moita Flores continuou os seus estudos em Beja, a partir dos quinze anos, e depois em Lisboa.

Fez o bacharelato em Biologia e foi professor do ensino secundário até 1977, ano em que ingressou na Policia Judiciária. Deixou aquela instituição em 1990 para se dedicar à vida académica, mas voltou dois anos depois como assessor, com a incumbência de proceder a estudos e avaliações do movimento criminal. Foi nestas funções que participou no programa da SIC "Casos de Policia".

Considerado pela crítica como o melhor argumentista do país, foi distinguido em Portugal e no estrangeiro pela qualidade dos seus guiões que incluem adaptações de grandes autores como Aquilino Ribeiro, Eça de Queirós e Júlio Dinis.

Ler mais

Formação de Utilizadores em Libre Office - Módulo Write

writeDestinada a todas as pessoas e de carácter gratuito, esta formação tem por principal objetivo familiarizar os formandos com o programa Libre Office, nomeadamente no módulo de escrita, Write, de modo a permitir a sua utilização otimizada.

Recentemente, instalou-se o sistema operativo Linux e o programa Libre Office em todos os computadores da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. No entanto, constatou-se que alguns utilizadores, nomeadamente aqueles que utilizam os computadores da biblioteca para realizarem trabalhos, sentiam algumas dificuldades na adaptação ao Libre Office. Com base nessa constatação e no sentido de colmatar essas dificuldades, programamos uma ação de formação pensada à medida dos utilizadores.

A formação terá lugar no dia 25 de outubro de 2014, das 14h00 às 18h00, na Sala de Formação/Mediateca da Biblioteca Municipal.

 

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaowww.rbt.cm-tondela.pt | Contactomessage  
--