Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº10

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  Banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 10/2014 - sábado, 25 novembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
Para esta quadra natalícia apresentamos-lhe uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter profissional, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor todo o calendário de ofertas  para este mês. Navegue no menu   Ler Mais  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Feira do Livro na Escola Secundária de Tondela

De 9 a 16 de dezembro, realizar-se-á uma FEIRA DO LIVRO, na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, aberta a toda a comunidade. Neste Natal, ofereça um livro!

Momentos de Poesia com Filipa Duarte

Depois de ter dinamizado vários encontros de poesia, para os alunos dos 5º e 7º anos, nas bibliotecas da Escola Secundária de Tondela e da Escola Básica do Campo, a poeta do nosso concelho, Filipa Duarte, vai estar presente na Escola Básica do Caramulo, no próximo dia 15 de dezembro, para mais um encontro, que visa sensibilizar os mais jovens para o prazer de ler, dizer e escrever poesia!

Hora do Conto na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela

natal nas asas

De 9 a 16 de dezembro, será dinamizada mais uma hora do conto pela biblioteca da Escola Secundária de Tondela, para as crianças dos jardins de infância.

“Natal nas Asas do Arco-Íris” de Alice Cardoso, com ilustrações de Sandra Serra, é o conto escolhido nesta época festiva.

 

 

LER+ MAR – Projeto do Agrupamento Escolas Tondela Tomaz Ribeiro selecionado

ler marA Biblioteca Escolar da Escola Básica de Campo de Besteiros candidatou-se ao Projeto Ler+Mar. E tudo porque nos apeteceu dizer que “das janelas da nossa escola observamos a serra! E para lá da serra, imagina-se o mar…”. Este pode ser o ponto de partida do nosso projeto Ler+ Mar.

Por nos inserirmos numa região de interior, entremeados por duas barreiras naturais de montes e vales – Serras do Caramulo e da Estrela – conseguimos sentir, raras vezes, o agradável aroma da maresia, que se desloca suavemente de poente... E para além do fascínio que o mar provoca nas pessoas, imaginá-lo por detrás daquela massa montanhosa de castanhos, outrora verdes porque o fogo não perdoa, desperta muito mais a vontade de o conhecer, sentir e compreender…

Ler mais

Encontro de Janeiras, mega aula e entrega de campanha Natal Solidário

natal solidarioNo sábado, dia 20 de dezembro, pelas 15h30, haverá um momento de convívio, com Cânticos de Natal, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Este momento é o culminar do projeto de promoção de leitura “Leitura Sem Idade” desenvolvido ao longo do ano pela Biblioteca Municipal nos lares e centros de dia do concelho de Tondela. Neste âmbito, convidamos alguns grupos de idosos para virem à Biblioteca mostrar os seus dotes musicais.

Mega Aula Solidária
Pelas 15h30 decorrerá no Pavilhão Municipal de Tondela a mega aula solidária de dança, onde serão recolhidos bens no âmbito da campanha "Natal Solidário".

Pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Tondela, será feita a entrega de todas as ofertas resultantes da campanha às crianças e jovens das instituições “Convívio Jovem” e “Recreio do Caramulo”, terminando com um lanche de confraternização.

 Pequenos Cientistas - Atelier

cientistasRecorrendo a objetos do quotidiano é possível mostrar ciência de uma forma divertida.

A atividade para crianças e famílias, realizar-se-á no sábado, 13 de dezembro, pelas 15h30, na Biblioteca Municipal.

Na atividade “Pequenos cientistas”,  os participantes podem tomar contacto com experiências que permitem a observação de alguns fenómenos facilmente explicáveis.

Pré-inscrição gratuita, mas obrigatória, na Biblioteca Municipal, ou enviando a ficha de inscrição por e-mail para: biblioteca@cm-tondela.pt.

 Ler mais

Encontro com escritor - Fernando Marques Pereira

escritorNo dia 4 de dezembro, o escritor Fernando Marques Pereira, apresenta os livros ”Angelina… uma luz ao fundo do espelho” e “Angelina… e os pais separados” na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e na Escola Básica de Campo de Besteiros.

Apesar de serem romances juvenis, estes livros refletem a realidade social de algumas crianças e jovens, apresentando temáticas que os recomendam para todas as idades: a função ou papel dos pais no acompanhamento da vida escolar dos filhos, os problemas de adaptação à escola, a segurança das crianças e a prevenção de abusos.

Estas obras resultam da experiência do autor a lecionar e a lidar com a Língua Portuguesa durante os últimos 20 anos. Natural do concelho Vouzela, Fernando Marques Pereira reside em Viseu e leciona Português e História e Geografia de Portugal no 2º ciclo do Ensino Básico.

 Ler mais

Hora do Conto - Feliz Natal Lobo Mau

lobo mauNos dias 10 e 11 de dezembro, os técnicos da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro dinamizam a Hora do Conto com a leitura do livro, “Feliz Natal, lobo mau”, com texto de Clara Cunha e ilustrações de Natalina Coias.

A Hora do Conto realiza-se às 10h30 do dia 10 de dezembro, na Biblioteca Municipal, para os infantários que se queiram inscrever.

No dia 11 de dezembro, pelas 14h30, está prevista uma sessão no jardim de Infância de Molelos, para os alunos desta freguesia.

 

Ludoteca de Natal

ludotecaA ludoteca está de volta!

Depois da Páscoa e do Verão, estão agora abertas as inscrições para a Ludoteca de Natal. Decorrerá entre os dias 17 de Dezembro e 2 de Janeiro, precisamente, o tempo correspondente à interrupção letiva das escolas do 1ºciclo. O público-alvo continua a ser as crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.

O período de férias é, muitas vezes, um momento crítico para muitas famílias que não têm onde deixar as suas crianças. Ciente desta realidade, o Gabinete de Educação do Município de Tondela, procura mais uma vez criar condições para que, um número significativo de crianças, tenha uma ocupação diferente nesta quadra. Em parceria com o projeto Tondela Inclusiva CLDS+, a Ludoteca de Natal terá, este ano, uma componente social muito importante na medida em que disponibiliza metade das vagas para alunos com necessidades educativas especiais que não se encontrem institucionalizados.

O local de realização da Ludoteca de Natal será, novamente, a Biblioteca Municipal de Tondela como espaço aglutinador de iniciativa, mas também como pólo de cultura, lazer, conhecimento e desenvolvimento lúdico-pedagógico.

Ler mais

Concurso - Um Conto de Natal

conto natal

Decorre até ao próximo dia 31 de dezembro um concurso de contos de Natal. A iniciativa pretende estimular a criatividade e originalidade dos alunos do concelho de Tondela, promovendo o gosto pela expressão escrita no caso das escolas e pela ilustração no caso dos jardins de infância. Deste modo podem participar todos os alunos desde o pré-escolar ao nível secundário.

Os contos e ilustrações podem ser entregues na Biblioteca Municipal de Tondela e obedecem a um regulamento próprio que pode ser consultado no site do município ou da Rede de Bibliotecas de Tondela.

No final, os diferentes trabalhos criativos serão avaliados por um júri sendo, posteriormente, distinguidos os melhores trabalhos de cada nível de ensino com um voucher presente em material escolar.

Todos os participantes terão ainda direito a um certificado de participação.

Ler mais

À Conversa Com... Luís Filipe Borges - Boinas

boinasÀ Conversa Com... é um conceito pensado pelo Pelouro da Educação do Município de Tondela com o intuito de promover conversas informais entre a sociedade civil e personalidades mediáticas ao nível da literatura, da televisão, da política, do jornalismo, etc.

Luís Filipe Borges é o próximo convidado desta iniciativa. Estará em Tondela, para duas sessões imperdíveis, já no próximo dia 16 de dezembro. Pontualmente, estas duas sessões não decorrerão na Biblioteca Municipal mas antes na Escola Secundária de Tondela - 14h00 e na Escola Secundária de Molelos - pelas 15h30.

À conversa com… Luís Filipe Borges” pretende criar um momento único de contacto e diálogo com uma personalidade acarinhada pelo público em geral e em especial pelos mais jovens.

Também conhecido como Boinas, Luís Filipe Borges é apresentador e guionista de televisão para além de humorista, jornalista e escritor.

Exposições a visitar no mês de dezembro na Biblioteca Tomaz Ribeiro

bichosNo mês de dezembro, poderá visitar na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro duas interessantes exposições temporárias e ainda três mostras de trabalhos, duas de crianças do pré-escolar e uma de formandos da ASSOL.

A exposição temporária “Um outro olhar sobre… Os Bichos”, composta de 12 ilustrações científicas da autoria da bióloga Milene Matos, pretende dar a conhecer alguns animais que nos rodeiam, numa pequena viagem a diversas escalas. De referir que Milene Matos, com raízes no concelho de Tondela venceu, recentemente, um prémio europeu de conservação da natureza, sendo a primeira vez que o referido prémio, atribuído pela Federação Europarc em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer, veio para Portugal.

A exposição “Mobilidade sustentável, cidade saudável” do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo compõe-se de 12 painéis de impressão digital em que se mostra a relação entre o crescimento desordenado das cidades, o congestionamento de tráfego e o aumento da poluição atmosférica e sonora, sugerindo medidas de planeamento urbano, como a valorização do espaço pedonal e do espaço de circulação de veículos não motorizados, que permitam reduzir o tráfego em transporte particular nos centros urbanos.

Ler mais

Novidade de literatura juvenil do mês - Caroline e a Porta Secreta

carolineNa nova casa de Coraline Jones existem vinte e uma janelas e catorze portas. Treze podem-se abrir livremente e uma está sempre fechada. Certo dia, Coraline decide investigar o que existe para lá desta porta misteriosa e descobre uma passagem secreta para outra casa exatamente igual à sua, contudo muito diferente...

Nesta casa encontra uma série de coisas muito, muito estranhas, e, outros pais na aparência exatamente iguais aos seus... Esta brilhante história, referida por muitos como uma versão moderna de Alice no País das Maravilhas deu origem a uma empolgante adaptação cinematográfica.”

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura (5º ano de escolaridade, leitura orientada, Grau de Dificuldade III) que fica agora ao dispor dos leitores da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela.

Novidade Literária do Mês - 12 Anos Escravo

12 anos escravo“Nova Iorque, 1841. Solomon Northup, um negro livre, vive com a mulher e os filhos. Leva uma existência pacífica, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar rabeca.

Ao aceitar o convite de dois homens para entrar numa digressão, vê a sua vida mudar para sempre. A glória e o lucro prometidos transformam-se num pesadelo quando, após uma noite de copos, acorda acorrentado.

É comprado pelo dono de uma plantação na Luisiana e, a partir desse momento, torna-se um escravo. Decorrerão doze anos até ser finalmente libertado.

Doze Anos Escravo foi escrito durante o seu primeiro ano de liberdade e conta a sua experiência de vida ao longo dos anos de cativeiro. Um relato extraordinário pela voz do próprio Solomon Northup.”

Já pode requisitar esta grande obra literária na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela.

Autor do Mês - José Saramago

saramagoJosé Saramago é o autor do mês da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Filho e neto de camponeses, José Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, província do Ribatejo, no dia 16 de Novembro de 1922, se bem que o registo oficial mencione o dia 18. Os seus pais emigraram para Lisboa quando ele não havia ainda completado dois anos de idade. A maior parte da sua vida decorreu, portanto, na capital, embora até aos primeiros anos da idade adulta fossem numerosas, e por vezes prolongadas, as suas estadas na terra natal.

Fez estudos secundários (liceal e técnico) que, por dificuldades económicas, não pôde prosseguir. O seu primeiro emprego foi como serralheiro mecânico, tendo exercido depois diversas profissões: desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista.

Publicou o seu primeiro livro, o romance  Terra do Pecado, em 1947, tendo estado depois largo tempo sem publicar, até 1966.

Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt www.rbt.cm-tondela.pt | Contactomessage  
--

 

MOMENTOS DE POESIA COM FILIPA DUARTE