Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº1/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 1/2015 - quarta, 20 setembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
No início de mais um ano apresentamos-lhe uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu   Ler Mais  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Concurso «Escrever um conto, sorrir para a vida»

concurso

No âmbito do projeto SOBE e querendo dar continuidade ao projeto em 2015, os parceiros envolvidos lançam um concurso sob o mote 'Escrever um conto, sorrir para a vida'.

É um desafio dirigido aos jovens alunos do 3º ciclo e secundário, à universidade e a todos os profissionais da saúde e do ensino, a todos os que lidam com as palavras e os sorrisos.

Ao resultado desta iniciativa, que se há-de traduzir no apuramento de textos literários originais na área específica do ‘conto’, dar-se-á visibilidade e reconhecimento em cerimónia própria no Dia Mundial da Saúde Oral, 20 de Março de 2015, através do lançamento e distribuição de uma Antologia de Contos selecionados e organizados por um júri convidado para o efeito.

Ler mais

 Exposição "Clássico" na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro

classico

De 12 a 31 de janeiro de 2015 estará patente na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, uma interessante exposição de desenhos da autoria da pintora Rute Gonzalez.

Intitulada “Clássico” esta exposição temporária compõe-se de duas dezenas de desenhos a pastel de óleo sobre papel kraft, de grandes dimensões (100 x 270 cm) com retratos de rosto de pessoas idosas. Desenhos que refletem os detalhes e a expressividade dos rostos marcados pelo tempo.

Rute Gonzalez é natural de Mortágua, onde reside atualmente. Licenciada em Pintura pela Arca – Coimbra, conta, no seu percurso artístico, com inúmeras exposições de Pintura e Desenho, quer individuais, quer coletivas, por diversas cidades do País tais como: Porto, Coimbra, Oliveira do Hospital, Luso ou Mortágua.

Ler mais

"OS BICHOS" mantem-se em exposição durante mês de janeiro

bichos

A exposição temporária “Um outro olhar sobre… Os Bichos”, composta de 12 ilustrações científicas da autoria da bióloga Milene Matos permanecerá patente ao público na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro ao longo do mês de janeiro.

Esta exposição, que já se encontra neste espaço desde o fim de novembro, pretende dar a conhecer alguns animais que nos rodeiam, numa pequena viagem a diversas escalas.

De referir que Milene Matos, com raízes no concelho de Tondela venceu, recentemente, um prémio europeu de conservação da natureza, sendo a primeira vez que o referido prémio, atribuído pela Federação Europarc em cooperação com a Fundação Alfred Toepfer, veio para Portugal.

Ler mais

Autor do Mês - Mia Couto

miaAntónio Emílio Leite Couto nasceu na Beira, província de Sofala, Moçambique, no dia cinco de Julho de 1955. Adotou o pseudónimo Mia Couto devido à sua paixão por gatos e porque em criança o seu irmão não sabia pronunciar o seu nome. Fez os estudos secundários na Beira e frequentou, de 1971 a 1974, o curso de Medicina em Lourenço Marques (atualmente, Maputo).

Após a Independência Nacional, em 1975, dedicou-se ao jornalismo, dirigindo sucessivamente: a Agência de Informação de Moçambique (1976 a 1979), a Revista Tempo (1979 a 1981) e o Jornal Noticias (1981 a 1985). Abandonou a carreira jornalística voltando a ingressar na Universidade para, em 1989, terminar o curso de Biologia, especializando-se na área de Ecologia. A partir de então, manteve colaboração dispersa com jornais, cadeias de Rádio e Televisão, dentro e fora de Moçambique. Atualmente exerce a profissão de biólogo na área de estudos de impacto ambiental.

Ler mais

Novidade de literatura juvenil do mês - O Karaté te dou eu

karateA mais recente aquisição na área da Literatura Infanto-juvenil da Biblioteca Municipal de Tondela é "O Karaté Te Dou Eu" de Gerónimo Stilton. Depois de muitas aventuras e peripécias hilariantes, o roedor Geronimo Stilton vê-se agora envolvido numa prova física: participar no Campeonato Mundial de Karaté. Como será a sua prestação? Passará a ser o seu desporto preferido? Descobre tudo em mais um divertido episódio.

«Certa manhã, o Hiena apareceu em minha casa e arrastou-me com ele até Portorrato. Até aqui tudo bem. Mas afinal, dirão vocês, que aventura é esta? O problema é que sou obrigado a participar no Campeonato Mundial de Karaté! E só tenho uma semana para aprender todos os segredos de um autêntico cinturão negro...».

Geronimo Stilton vive na Ilha dos Ratos, uma ilha em forma de fatia de queijo, situada no Oceano Rático Meridional. Natural de Ratázia (Ilha dos Ratos), é formado em Ratologia da Literatura Rática e em Filosofia Arqueorrática Comparada. Há vinte anos que dirige o jornal Diário dos Roedores. Nos tempos livres, Stilton coleciona cascas antigas de Parmesão do século XVIII, joga golfe e, acima de tudo, adora contar histórias ao seu sobrinho preferido, Benjamim.

Ler mais

Novidade Literária do Mês - Venenos de Deus, Remédios do Diabo

venenosVenenos de Deus, Remédios do Diabo é a mais recente aquisição literária do mês de Janeiro.

Sidónio Rosa, jovem médico português perdido de amores pela mulata moçambicana Deolinda, que conheceu em Lisboa num congresso médico, deslocou-se como cooperante para Moçambique em busca da sua amada. Em Vila Cacimba encontrou os pais dela, Bartolomeu Sozinho, doente terminal, e Munda, a sua rancorosa mulher. Enquanto espera pacientemente que Deolinda regresse do estágio que está a frequentar algures, o dedicado Doutor "Sidonho" vai descobrindo, por entre a névoa que a cobre, as histórias não contadas de Vila Cacimba e as personagens que a habitam, a família dos Sozinhos, o administrador Suacelência e sua Esposinha, o velho marinheiro, a misteriosa rapariga do vestido cinzento espalhando as flores do esquecimento...

Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--

 

MOMENTOS DE POESIA COM FILIPA DUARTE