Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº2/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 2/2015 - sábado, 25 novembro 2017  
 
  Olá Visitante,
Apresentamos-lhe uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Leitura Sem Idade

leitura sem idadeO Município de Tondela continua empenhado no projeto "Leitura sem idade".

No dia 4 de fevereiro, as funcionárias da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro deslocam-se ao Centro Social e Paroquial de Molelos. A deslocação insere-se neste projeto e tem por objetivo levar um conjunto de livros da Biblioteca Municipal para empréstimo prolongado aos diferentes Lares e Centros de Dia do concelho bem como realizar atividades recreativas e criativas com os idosos.

As atividades previstas para este dia terão por tema "As Lendas Tradicionais da Nossa Região".

Ler mais

Dia da Internet Segura

segura net

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido Figueiredo vão dinamizar um conjunto de atividades de modo a promover a utilização da Internet Segura. Serão dinamizados jogos ilustrativos "SeguraNet" e a exploração da história "Os Novos Amigos da Ana" que é a continuação da história "Floresta Infinita", cuja personagem principal é Ana, a prima do Nicolau. A história aborda a natureza pública da Internet, o comportamento na Internet, a publicação de imagens e os direitos de autor. Aproveitando a  dinamização da "Quinzena dos afetos", a comemoração da Internet Segura, engloba, naturalmente, a sensibilização para a temática das relações interpessoais e perigos nas redes sociais.

Quinzena dos afetos "Ser é sentir, vamos agir!"

IMG 4944

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, em articulação com os vários departamentos e níveis de ensino, vão dinamizar uma série de iniciativas, de modo a sensibilizar para a importância dos afetos entre os seres humanos e fomentar a interação entre gerações. Durante quinze dias, os alunos vão dinamizar, entre outras, "A Banquinha dos mimos" - troca de prendinhas/ marcadores, "Sala sensorial" para os alunos NEE, dramatizações de "Momentos de Afeto", "Encontro Intergeracional" e Ação de sensibilização" Contra a violência doméstica"

Ler mais

Baile de Máscaras para crianças e jovens

cartazNo dia 14 de fevereiro, sábado, pelas 15h30, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro promove um Baile de Máscaras com o objetivo de avivar as tradições carnavalescas e proporcionar momentos de diversão aos mais jovens.

Os participantes deverão vir vestidos e mascarados a rigor. Com a ajuda de um júri, será eleito o rei e a rainha da festa entre os candidatos que primarem pela criatividade e animação.

Podem inscrever-se no Baile de Máscaras todas as crianças ou jovens interessados. A inscrição dos participantes é gratuita, mas obrigatória, devendo ser realizada através do site http://rbt.cm-tondela.pt/, do e-mail: biblioteca@cm-tondela.pt ou, presencialmente, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

Ler mais

À conversa com... Chef Hélio Loureiro

chef

À Conversa Com... é um conceito pensado pelo Gabinete de Educação do Município de Tondela com o intuito de promover conversas informais entre a sociedade civil e personalidades mediáticas ao nível da literatura, da televisão, da política, do jornalismo, etc.

O conhecido Chef Hélio Loureiro, chefe de cozinha da Seleção Nacional de Futebol e de vários restaurantes de luxo nacionais é o próximo convidado desta iniciativa. Estará entre nós, para uma sessão imperdível, já no próximo dia 21 de Fevereiro pelas 21horas, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela Tomaz Ribeiro. No final haverá sessão de autógrafos dos seus livros.

A entrada é gratuita.

Hora do Conto

FranklinNo mês de fevereiro, a Biblioteca Tomaz Ribeiro dinamiza a Hora do Conto para as crianças do pré-escolar na Biblioteca Municipal e no Infantário da Adiça.

Os alunos do pré-escolar que se inscreverem nesta atividade terão a oportunidade de assistir à leitura e dramatização da história “Franklin planta uma árvore” e de seguida decorar um cata-vento.

As sessões da Hora do Conto realizam-se no dia 24 de fevereiro, às 10h30, na Biblioteca Municipal e no dia 25 de fevereiro, às 14h30, no Jardim de Infância da Adiça.

Ler mais

 

Autor do Mês - José Rodrigues dos Santos

jose rodrigues santosEm fevereiro a Biblioteca Municipal de Tondela escolheu José Rodrigues dos Santos para autor do mês.

José António Afonso Rodrigues dos Santos nasceu a 1 de Abril de 1964 em Moçambique, onde permaneceu até aos nove anos de idade, convivendo com a Guerra Colonial. Após a separação dos seus pais, viveu com a mãe em Lisboa e depois com o pai em Penafiel e em Macau. Iniciou-se no jornalismo aos 17 anos, ao serviço da Rádio Macau.

Em 1983, regressou a Portugal para frequentar o curso de Comunicação Social da Universidade Nova de Lisboa. Terminado o curso, candidatou-se a um estágio na BBC, a conhecida emissora britânica de televisão.

 Ler mais

Livro do Mês - A Persistência da Memória

image006A Persistência da Memória, do conhecido apresentador Daniel Oliveira, é a mais recente aquisição da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, é por isso o livro do mês.

“Camila está em conflito permanente com a sua consciência. Dotada de uma aptidão rara, a que a medicina designa por síndrome de memória superior, tem a capacidade de se recordar ao pormenor de todos os acontecimentos da sua vida, mesmo aqueles que desejaria esquecer. Nesta teia de emoções, onde se misturam passado e presente, amor e perda, culpa e prazer, Camila busca a liberdade que a memória não lhe concede, sobrevivendo entre relações extremas e perversas.

Um segredo inconfessável e a frágil fronteira entre sonho e realidade atravessam este romance desconcertante sobre a intimidade de uma mulher perseguida pelas sombras da sua própria história.”

Ler mais

Livro Infantil do Mês - A Flauta Maravilhosa

flauta"A Flauta Maravilhosa" de António Mota (texto) e Catarina Correia Marques (ilustração) é a nova obra de literatura infantil adquirida pela Biblioteca Municipal de Tondela para o seu acervo.

"Esta história começa num caminho estreito, coberto de pedras, buracos e poeira. À esquerda e à direita, atrás e à frente desse caminho não se via um bocadinho de verde, só ervas secas e gafanhotos a saltar. Não se ouvia o som da água a correr numa bica, num riacho ou mesmo num pequeno regato.(...)"

Dois sequiosos viajantes, que há muito tempo palmilhavam o caminho encontraram, a dada altura, um imenso laranjal. A guardá-lo estava um rapaz, que se prontificou a matar-lhes a sede. Em troca, recebeu uma flauta que fazia maravilhas...

 Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--