Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº3/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 3/2015 - quarta, 20 setembro 2017  
 
  Olá Visitante,
No mês em que inicia a primavera, apresentamos-lhe uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro aLer+

aLerO Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro, através das suas bibliotecas escolares, apresentou um plano de intervenção no âmbito do projeto aLer+, com a designação “Somos+ aLer+”, o qual foi selecionado, a nível nacional, pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e Plano Nacional de Leitura (PNL), que financia e apoia o mesmo, ao longo do presente ano letivo.

Pretende-se com este projeto envolver todas as escolas num projeto articulado de desenvolvimento de um agrupamento leitor, num trabalho de promoção da leitura transversal e multidisciplinar, envolvendo os alunos, educadores e professores dos vários níveis de ensino e departamentos, grupos da comunidade escolar (pais, assistentes técnicos, assistentes operacionais, pessoal administrativo, da cantina, …) e agentes da comunidade local e nacional, em articulação com as Bibliotecas Escolares do agrupamento.

Exposição de fotografia e desenhos da Serra do Caramulo

exposicao

Até ao final de março estará patente na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro a exposição de desenhos e fotografias da serra do Caramulo produzidas pelo "Grupo do Risco", no âmbito de duas residências artísticas na ACERT em março e em outubro de 2013.

No verão de 2013, a serra do Caramulo sofreu um incêndio de grandes proporções. Em consequência, a exposição transmite também o antes e o depois desse acontecimento lamentável.

O "Grupo do Risco" é uma associação privada sem fins lucrativos que junta profissionais com formações diversas, e que se consagra à produção e divulgação da imagem do património natural e humano, com ênfase no espaço lusófono ou decorrente da sua influência.

O seu nome presta homenagem à Casa do Risco, a estrutura que se dedicava ao desenho científico no tempo das descobertas da Expansão Portuguesa.

Ler mais

Leitura Sem Idade

new Leitura sem Idade

A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro promove com regularidade sessões de promoção do livro e leitura nos Lares e Centros de Dia do concelho de Tondela, com o objectivo de estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada, promover o convívio e combater o isolamento.

As atividades principiam com um jogo de apresentação e terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado aos idosos das instituições. As próximas atividades terão por tema os contos tradicionais e realizam-se, no dia 4 de março, no Lar da Fundação Marcos e Ana Gonçalves, em Tondela e, no dia 18 de março, num Lar de Idosos de Canas de Santa Maria.

Ler mais

Hora do Conto - Franklin planta uma árvore

franklinNa terça-feira, dia 10 de março, haverá uma sessão da Hora do Conto para o pré-escolar, às 10h30, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. No dia seguinte, a Hora do Conto realiza-se no infantário de Lobão da Beira.

"Franklin planta uma árvore" é o título do livro escolhido para apresentar às crianças do pré-escolar.

A "Hora do Conto" é um projeto da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro destinado a incentivar o gosto pelas histórias e desenvolver a imaginação e a curiosidade nas crianças do pré-escolar.

A inscrição das turmas na Hora do Conto deve ser feita por telefone nº 232811110 (ex. 488) ou telemóvel nº 917503206 ou através do e-mail: biblioteca@cm-tondela.pt .

Ler mais

À Conversa com... Quintino Aires

quintino aires peq

À Conversa com... é um conceito pensado pelo Gabinete de Educação do Município de Tondela com o intuito de promover conversas informais entre a sociedade civil e personalidades mediáticas ao nível da literatura, da televisão, da política, do jornalismo, etc.

O conhecido Psicólogo Quintino Aires é o próximo convidado desta iniciativa.

Estará entre nós, para uma sessão imperdível, já no próximo dia 13 de março pelas 21horas, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela Tomaz Ribeiro.

A entrada é gratuita.

Ler mais

Autor do Mês - Luísa Dacosta

luisa dacosta peqLuísa Dacosta, pseudónimo literário de Maria Luísa Saraiva Pinto dos Santos, nasceu no dia 16 de Fevereiro de 1927, em Vila Real de Trás-os-Montes. Formou-se em Lisboa, na Faculdade de Letras, em Histórico-Filosóficas, curso que começou a frequentar em 1944.

Dedicou grande parte da vida ao ensino e foi o contacto com os alunos que a motivou a escrever alguns belos livros para crianças. Adaptou para teatro histórias da tradição popular portuguesa. Exerceu a crítica na página literária de O Comércio do Porto e colaborou noutras páginas literárias, nomeadamente nas do Jornal de Notícias, Diário Popular e em A Capital.

Foi colaboradora das revistas Seara Nova, Vértice, Vida Mundial, Raiz e Utopia, Gazeta Musical e de Todas as Artes e Colóquio de Letras. Em 1985, filmou para a RTP, integrado na série Clube de Leitura dirigida por Carlos Correia com a Escola de Mirandela, o colóquio sobre o seu livro A Menina Coração de Pássaro. Escreveu também para adultos. A condição da mulher é um tema frequente na obra de Luísa Dacosta quer no campo da ficção, quer nas páginas de reflexão que encontramos nos diários. Um dos melhores exemplos desta temática é o livro Corpo Recusado, que pode ser entendido quer como conto quer como romance. Faleceu no dia 15 de Fevereiro de 2015, um dia antes de completar 88 anos.

Ler mais

Literatura Infanto-Juvenil do Mês - O Meu Pai é o Melhor do Mundo

pai mundoA obra literária dedicada ao público infanto-juvenil do mês de março é "O meu pai é o melhor do mundo" de Maria João Lobo de Carvalho.

"O Gil odeia ser gozado pelos colegas.
- O que é que faz o teu pai, Gil?
A resposta é sempre a mesma:
- O meu pai é só Pai.
O que mais ninguém sabe é que o pai do Gil pertence à família dos Invencíveis e que tem mesmo Poderes Altamente Invencíveis! Sabes como? O Gil conta-te tudo! Se achas que o teu pai é o melhor do mundo, lê esta história! Vais gostar e o teu pai também!"

Já pode requisitar este livro na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro em Tondela.

 Ler mais

Literatura do Mês - Viagem ao Infinito

viagem ao infinitoO livro que inspirou o filme "A Teoria de Tudo".

O professor Stephen Hawking é um dos cientistas mais notáveis e famosos da nossa era e autor do bestseller científico "A Brief History of Time", que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares.

Nestas fascinantes memórias, Jane Hawking, a primeira mulher de Stephen Hawking, apresenta-nos a história do seu extraordinário casamento vista por dentro.

Enquanto o prestígio académico de Stephen disparava, o seu corpo cedia aos assaltos da doença neuromotora, e o relato franco de Jane, em que descreve como tentava equilibrar os cuidados constantes que o marido exigia com as necessidades de uma família em crescimento, será uma inspiração para todos.

Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--

Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro aLer+