Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº4/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 4/2015 - sábado, 25 novembro 2017  
 
  Olá Visitante,
O mês de abril é de especial relevo para a Rede de Bibliotecas de Tondela. A Festa do Livro e da Leitura - que decorre entre 9 e 19 do presente mês - é, por excelência, o expoente máximo do trabalho colaborativo promovido no seio desta rede. Mas não nos ficamos por aqui e continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

SEMANA DA LEITURA 2015 - FESTA DO LIVRO

A Rede de Bibliotecas de Tondela tem o prazer de convidá-lo(a) para a Festa do Livro e para a XIV Feira do Livro de Tondela. Na edição de 2015 apresentamos uma programação pensada para um perfil de público exigente e, simultaneamente, com uma diversidade capaz de abranger todas as faixas etárias.

capa peq

Durante dez dias teremos momentos de Poesia, de Teatro e de Música. Entre a programação estão previstos Workshops, Oficinas de Escrita Criativa, Horas do Conto, Dramatizações e Exposições. Marcarão presença escritores de literatura contemporânea, de onde destacamos Mário Zambujal. Os mais novos terão ainda direito a uma sessão de autógrafos com o Gerónimo Stilton e muita animação com Insufláveis e outras Diversões. Consulte o programa e verifique os horários e locais das diferentes iniciativas.

botao

XIV FEIRA DO LIVRO DE TONDELA

Durante todo o período da Festa do Livro, dirija-se à  Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e visite a XIV Feira do Livro com descontos especiais nos melhores livros da atualidade.

14 feira livro

 

Dia Internacional do Livro Infantil

dia livro

No dia 2 de abril comemorou-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen. A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.

A mensagem do IBBY internacional para este dia, este ano da responsabilidade dos Emirados Árabes Unidos, é da autoria da escritora Marwa Al Aqroubi, pode ser encontrada AQUI . O cartaz do IBBY internacional é da ilustradora Nasim Abaeian. 

Para assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil 2015, a DGLAB convidou o ilustrador António Jorge Gonçalves, vencedor do Prémio Nacional de Ilustração do ano passado, para ser o autor da imagem do cartaz.

Concursos: Jogos Florais / Prémio Jovem Revelação

jogos floraisOs Jogos Florais do Concelho de Tondela e o prémio Jovem Revelação, são concursos poéticos instituídos pelo Município de Tondela, desde 2005, e organizadas pelo Gabinete de Educação através da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, com o objetivo de incentivar o gosto pela escrita de poesia em Língua Portuguesa.

Os Jogos Florais estão abertos a todos os interessados. À semelhança dos outros anos, serão admitidos a concurso trabalhos poéticos originais em três modalidades: Quadra Popular, Poema e Soneto. O prémio Jovem Revelação distingue poemas escritos por alunos do ensino básico e do ensino secundário que frequentem os estabelecimentos de ensino do concelho de Tondela. Os trabalhos candidatos aos Jogos Florais e ao prémio Jovem Revelação devem ser entregues ou enviados para a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, até ao dia 30 de abril de 2015. A entrega de prémios será feita em sessão pública a realizar no dia 10 de Junho.

Ler mais

 Hora do Conto - Franklin planta uma árvore

cartaz franklinNa quarta-feira, dia 21 de abril, haverá uma sessão da Hora do Conto, às 10h30, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. No dia seguinte, a Hora do Conto realiza-se pelas 14h30 no Infantário de Santiago de Besteiros para as crianças do pré-escolar de Santiago de Besteiros e de Barrô.

Franklin Planta Uma Árvore é o título do livro escolhido para apresentar às crianças do pré-escolar.

Hora do Conto é um projeto da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro destinado a incentivar o gosto pelas histórias e desenvolver a imaginação e a curiosidade nas crianças do pré-escolar.

A inscrição das turmas do pré-escolar na Hora do Conto deve ser feita por telefone 232 811 110 (ext 488) ou 917 503 206 ou através do e-mail: biblioteca@cm-tondela.pt .

Ler mais

Leitura Sem Idade

leitura sem Idade Sam

As funcionárias da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro deslocam-se, periodicamente, aos Lares e Centros de Dia do concelho de Tondela, com o objetivo de estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada, promover o convívio e combater o isolamento.

As atividades principiam com um jogo de apresentação e terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado aos idosos das instituições.

As próximas atividades, que têm por tema os contos tradicionais, realizam-se no dia 29 de abril, no Lar do Sameiro (Caramulo).

Ler mais

 

Autor do Mês - Mário Zambujal

mzambujal2

Mário Zambujal é o autor do mês de abril na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e estará em Tondela no dia 12 de abril, pelas 16 horas, para apresentar a sua mais recente obra.

Mário Joaquim Marvão Gordilho Zambujal nasceu em Moura, em 5 de março de 1936. Trabalhou no semanário Os Ridículos e foi jornalista de A Bola e de O Jornal. Ocupou os cargos de chefe de redacção de O Século e do Diário de Notícias, de director-adjunto do Record, director do Mundo Desportivo, Tal & Qual e Sete. Tornou-se conhecido da maioria dos portugueses como jornalista desportivo na RTP.

É autor de textos para rádio, televisão e teatro e de vários livros dos quais destacamos Crónica dos Bons Malandros, que teve grande sucesso e deu origem a uma longa-metragem de Fernando Lopes, Histórias do Fim da Rua, e À Noite Logo se Vê. Os seus romances mais recentes são Serpentina, 2014; O Diário Oculto de Nora Rute, 2013 e Cafuné, 2012. A 30 de Julho de 1984 foi feito Oficial da Ordem do Infante D. Henrique. Atualmente é presidente do Clube dos Jornalistas.

É irmão de Francisco Manuel Marvão Gordilho Zambujal, famoso caricaturista de A Bola, e pai de Isabel Zambujal, autora de literatura infanto-juvenil.

Ler mais

Literatura Infanto-Juvenil do Mês - O cotão Simão

cotao simao“O cotão Simão” de Ana Rita Faustino (texto) e Aurélie de Sousa (ilustrações) é a nova aquisição da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro na área da literatura infanto-juvenil.

“Naquele dia, cinzento e ventoso, Jaime chegou à sua nova casa. Ficava numa terra bem diferente da sua e numa rua que lhe parecia não acabar mais. Tudo o que conhecia havia ficado para trás - a sua grande cidade, o seu prédio, a sua escola - e tudo o que descobria agora lhe parecia cinzento como o próprio dia. Mas, o pior de tudo, aquilo que o preocupava verdadeiramente era que também os seus amigos tinham ficado para trás. E ele bem sabia que não se fazem amigos assim de um dia para o outro. Porém, mais depressa e mais perto do que imagina, Jaime vai encontrar um amigo inesperado…”. Vencedor do Prémio Expresso/Gulbenkian 2013, este livro inclui sugestões de atividades.

 Ler mais

Literatura do Mês - Se Eu Ficar

se eu ficarSe Eu Ficar de Gayle Forman é a mais recente aquisição bibliografica da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

“Naquela manhã de fevereiro, quando Mia, uma jovem de dezassete anos, acorda, as suas preocupações giram à volta de decisões normais para uma rapariga da sua idade: permanecer junto da família, do namorado e dos amigos ou deixar tudo e ir para Nova Iorque para se dedicar à sua verdadeira paixão, a música. É então que ela e a família resolvem ir dar um passeio de carro e, numa questão de segundos, um grave acidente rouba-lhe todas as escolhas. Nas vinte e quatro horas que se seguem e que talvez sejam as suas últimas, Mia relembra a sua vida, pesa o que é verdadeiramente importante e, confrontada com o que faz com que valha mesmo a pena viver, tem de tomar a decisão mais difícil de todas.”

Este livro é recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para alunos do 3º ciclo, destinado a leitura autónoma.

Ler mais

 

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--