Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº5/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 5/2015 - sábado, 25 novembro 2017  
 
  Olá Visitante,
No mês de maio, apresentamos-lhe uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Exposição Esculturas de Bruno Sobral

esculturasDe 5 a 29 de maio, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro acolhe uma mostra de esculturas em pedra da autoria de Bruno Sobral, um artista de 25 anos, autodidata, natural de Sernancelhe, que desde muito cedo se dedica à arte de esculpir a pedra.

Bruno Sobral trabalha principalmente com granito e tem participado em várias exposições nacionais e internacionais. Alguns dos trabalhos podem ser vistos na página do escultor www.bsesculturas.pt.

De entrada livre, a exposição pode ser visitada no seguinte horário: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 19h00, aos sábados, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Ler mais

 

"Leitura Sem Idade" visita Caramulo e Tourigo

leitura sem idadeAs técnicas da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro deslocam-se periodicamente aos Lares e Centros de Dia do concelho de Tondela, com o objetivo de estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada, promover o convívio e combater o isolamento.

As atividades principiam com um jogo de apresentação e terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado aos idosos das instituições. As próximas atividades, que têm por tema os contos tradicionais, realizam-se no dia 6 de maio no Lar da Terceira Idade do Caramulo e no dia 20 de maio no Centro Social de Tourigo.

Ler mais

  Hora do Conto - O Grufalão

grufalaoNa quarta-feira, dia 13 de maio, haverá uma sessão da "Hora do Conto", às 10h30, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. No dia seguinte, a Hora do Conto realiza-se no Infantário de Santiago de Besteiros às 14h30, para as crianças do pré-escolar de Santiago de Besteiros e de Barrô,.

"O Grufalão" foi o livro escolhido para apresentar às crianças do pré-escolar.

A "Hora do Conto" é um projeto da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro destinado a incentivar o gosto pelas histórias e desenvolver a imaginação e a curiosidade nas crianças do pré-escolar.

A inscrição das turmas do pré-escolar na Hora do Conto deve ser feita por telefone 232 811 110, 917 503 206 ou através do e-mail biblioteca@cm-tondela.pt .

Ler mais

À Conversa Com... Pe José Luís Borga

borga

O Reverendíssimo Padre José Luís Borga, conhecido pelas suas intervenções nos Media e pela sua obra musical, é o próximo convidado desta iniciativa. Estará entre nós, para uma sessão imperdível, já no próximo dia 9 de maio pelas 21horas, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Tondela Tomaz Ribeiro.

“À Conversa Com… Pe José Luís Borga” pretende criar um momento único de contacto e diálogo com uma personalidade acarinhada pelo público em geral, não só pela sua figura incontornável no panorama da religião, como pela sua faceta de músico e também de escritor. Conta já, no seu currículo, com cinco discos musicais e sete livros, que fará questão de assinar, na sua vinda a Tondela.

Uma conversa, com entrada gratuita, que não vai querer perder.

Ler mais

Autor do Mês - Herberto Helder

hhHerberto Helder Luís Bernardes de Oliveira nasceu a 23 de novembro de 1930, no Funchal. A mãe, doente desde o seu nascimento, morreu quando ele tinha oito anos e, como disse um dia, essa “tragédia” terá sido a raíz da sua poesia. É considerado um dos mais originais poetas de língua portuguesa. Não gostava de falar da sua privacidade e em torno dele pairava uma atmosfera algo misteriosa uma vez que recusava homenagens, prémios ou condecorações e se negava a dar entrevistas ou a ser fotografado. Em 1994, foi o vencedor do Prémio Pessoa, que recusou. Nas palavras de Maria de Fátima Marinho, Herberto Helder fez “um caminho muito próprio com uma imensa mestria na linguagem, nas metáforas e imagens que cria, até nas alegorias que usa, o que torna a sua escrita tão nova.” “Mas também os temas fundamentais que trata, o amor, a morte, a solidão, a angústia, o corpo. São da literatura desde sempre mas a forma como os aborda faz dele uma das grandes referências da segunda metade do séc. XX.” Publicou o primeiros poemas em 1952, na colectânea madeirense Arquipélago, dois anos mais tarde outra “Poemas Bestiais”no jornal A Briosa, de Coimbra. Faleceu no dia 23 de março de 2015. Deixou um novo livro Poemas Canhotos.

Ler mais

Literatura Infanto-Juvenil do Mês - O Estranhão

estranhao acordemO Estranhão, de Álvaro Magalhães, é a aquisição literária infantil que já pode consultar na Biblioteca Tomaz Ribeiro em Tondela.

Sinopse
Fred, o Estranhão, é um rapaz de 11 anos, com um Q.I. acima da média, que conta a sua estranha vida (a família, a escola, os amigos, os amores), com palavras e desenhos, enquanto reflete sobre tudo o que o rodeia.
O seu grande desafio é viver uma vida normal, sem sobressaltos, e chega a fingir que é estúpido para não ser incomodado pelos que fingem ser inteligentes. Mas isso não é tarefa fácil para um Estranhão. Pois não?

 Ler mais

Literatura do Mês - O Diário do André

diario andrePara o mês de maio, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro reservou a aquisição de "O Diário do André".

"Eu sou o André. Tenho 14 anos e estou há quase seis meses a viver num lar. Este Diário é a explicação da minha vida e um desafio às vossas consciências."

É assim que começa o novo romance do Dr. Mário Cordeiro.

André, o personagem principal apresenta-nos a sua vivência numa instituição, fala de si, das outras crianças que como ele não têm em casa um lar minimamente estável e da sua anterior vida, a mãe, os amigos, os seus projetos e amizades."Sem emitir juízos de valor, apenas sentimentos e sentires. Em discurso directo e com algum humor"

Ler mais

 

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--