Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº6/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 6/2015 - quarta, 20 setembro 2017  
 
  Olá Visitante,
No mês de junho, apresentamos-lhe uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Leitura Sem Idade visita Lar Boa Esperança - Caramulo

Cartaz Leitura sem Idade700x1000As funcionárias da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro deslocam-se periodicamente aos Lares e Centros de Dia do concelho de Tondela, com o objetivo de estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada, promover o convívio e combater o isolamento.

As atividades principiam com um jogo de apresentação e terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado aos idosos das instituições.

Em junho esta iniciativa, que tem por tema os Contos Tradicionais, realiza-se no dia 3, no Lar Boa Esperança no Caramulo.

Ler mais

 

Concurso de Leitura Interconcelhio

leitura

No dia 6 junho, irá decorrer o Concurso de Leitura Interconcelhio, em Tábua.

Inspirado no Concurso Nacional de Leitura e levando em conta a necessidade de promover na região o gosto pela leitura e o contacto com os livros, as Redes das Bibliotecas de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela promovem, anualmente, o Concurso de Leitura Interconcelhio (CLI).

Tendo como objetivo estimular a prática da leitura entre os alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico, o concurso pretende avaliar a leitura de obras literárias pelos estudantes desses graus de ensino dos concelhos envolvidos.

À semelhança dos outros concelhos, Tondela far-se-á representar por dois alunos do 1º ciclo (Escalão 1) e outros dois do 2º ciclo (Escalão 2), oriundos dos dois agrupamentos de escolas: Tomaz Ribeiro e Cândido Figueiredo. Este evento conta com o apoio da autarquia. Boa sorte para os nossos jovens leitores!

Ler mais

Hora do Conto - O Grufalão visita São João do Monte e Guardão

hora do contoNa segunda-feira, dia 8 de junho, haverá uma sessão da "Hora do Conto", às 10h30, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro. No dia seguinte, a Hora do Conto realizar-se-á no Infantário de São João do Monte, para as crianças do pré-escolar de São João do Monte e do Guardão.

"O Grufalão" é o título do livro escolhido para apresentar às crianças do pré-escolar.

A "Hora do Conto" é um projeto da Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro destinado a incentivar o gosto pelas histórias e desenvolver a imaginação e a curiosidade nas crianças do pré-escolar.

Ler mais


Entrega de prémios dos Jogos Florais e Prémio Revelação

jogos floraisNo feriado, dia 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, dia em que se celebra a pátria, a poesia e a Língua Portuguesa, decorrerá mais uma cerimóna de entrega de prémios da XIª edição dos Jogos Florais do Concelho de Tondela e IXª edição do Prémio Jovem Revelação, organizados pelo Município de Tondela, através da Biblioteca Municipal. A sessão terá início pelas quinze horas, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro.

À edição 2015 dos Jogos Florais, candidataram-se 61 trabalhos poéticos originais nas modalidades de quadra popular, poema livre e soneto. Ao Prémio Jovem Revelação, apresentaram-se 81 trabalhos poéticos de alunos dos vários ciclos do ensino básico e do ensino secundário. Todos os trabalhos estarão em exposição no átrio da Biblioteca Municipal até ao dia 15 deste mês.

Ler mais

Exposição do Projeto Ler+ Jovem "Gerações XXI aLer+"

lerjovemO projeto “Gerações XXI aLer+” da Biblioteca da Escola Secundária de Tondela envolve alunos do ensino secundário e população sénior do concelho (Universidade Sénior e Lar da Santa Casa da Misericórdia) num contexto de diálogo e de partilha intergeracional, associado à promoção da leitura e à educação para os valores e para a saúde ambiental e pessoal.

De 22 a 30 junho, estará patente na Biblioteca Municipal a exposição “(Foto)Leituras: Gerações XXI aLer+”, com uma amostra de fotografias que retratam alguns momentos vividos por jovens, seniores e professores envolvidos, ao longo do ano letivo 2014-15, no âmbito do projeto.

No fim de semana de 20 a 21 de junho, decorrerá um acantonamento na Serra do Caramulo, com momentos de convívio e realização de visitas de estudo ao Museu do Caramulo, à “Escola dos nossos avós”, à Oficina do Burel e a outros locais de interesse, numa organização da disciplina de EMRC, em parceria com a Biblioteca da Escola Secundária de Tondela. Esta será mais uma oportunidade para jovens e seniores confraternizarem e aprenderem juntos, antes das férias de verão!

 Ler mais

Promoção da Leitura na Comunidade

ler

Ao longo do mês de junho, a Biblioteca da Escola Secundária de Tondela irá dar continuidade a projetos de promoção da leitura na comunidade:

Biblioteca sem paredes - Criação de postos de leitura, com revistas e jornais da biblioteca em vários locais da comunidade (Câmara Municipal; Universidade Sénior; Acert) e, dentro da escola, fora da biblioteca, em locais frequentados por alunos (sala de convívio); pais (gabinetes de atendimento aos pais/ enc. educ.); pessoal docente (sala de professores) e não docente (sala de convívio do pessoal não docente).

Leia enquanto espera… - é direcionado para o centro de saúde e centro hospitalar do concelho, consistindo igualmente na criação de pequenos postos de leitura, para os utentes em espera.

Um Café com Letras - elaboração e oferta de marcadores de livros, com pequenos poemas ou pensamentos sobre a leitura, em bares de instituições/ associações, para os utentes/ clientes.

Estes projetos, que contam com o apoio da Câmara Municipal de Tondela, terão continuidade no próximo ano letivo.

Ler mais

Autor do Mês - Thomaz Ribeiro

tomas ribeiroTomás António Ribeiro Ferreira, poeta que se tornou conhecido com o nome de Tomás Ribeiro (Thomaz Ribeiro, à época), nasceu em Parada de Gonta, a 1 de Julho de 1831, e aí passou a sua infância e juventude. Concluiu os estudos preparatórios no Liceu de Viseu, tendo de seguida ingressado no curso de Direito da Universidade de Coimbra.

Em Coimbra, integrou-se no grupo de "O Novo Trovador" e no círculo de António Feliciano de Castilho, cultivando amizades e influências que o acompanhariam ao longo da suas carreira política e literária. Terminado o curso de Direito, em 1855, começou a exercer a advocacia em Tondela, que o fez presidente da Câmara Municipal e, em 1861, deputado. Pertenceu ao “Partido Regenerador”.

Foi eleito deputado mais de uma vez e como tal se manteve em legislaturas sucessivas. A última foi em 1880-1881. No parlamento revelou-se um orador de mérito, participando em diversas comissões parlamentares e intervindo assiduamente nos trabalhos.

Ler mais

Literatura Infanto-Juvenil do Mês - A Cavalo no Tempo

a cavalo“A passo, a trote ou a galope, todos nós viajamos a cavalo no tempo e nessa viagem descobrimos o mundo, desvendamos os outros, revelamo-nos.

Abrimos os olhos para os desacertos do mundo: a guerra, a violência, a solidão.

Tomamos consciência da evolução da Humanidade através dos tempos.

Com nonsense, sensibilidade e sentido crítico, Luísa Ducla Soares faz-nos pensar e cavalgar no ritmo dos seus poemas.”

Livro indicado nas Metas Curriculares e pelo Plano Nacional de Leitura para o 5º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada.

 Ler mais

Literatura do Mês - O Irmão Alemão

o irmaoAos 22 anos, Chico Buarque descobriu que tinha um irmão alemão. Sergio Buarque de Holanda, reputado historiador e crítico literário, pai de Chico, vivera na Alemanha entre 1929 e 1930, enquanto correspondente de um jornal. A efervescente Berlim dos anos 30 serviu de cenário a um romance com uma mulher alemã, de quem teve um filho que nunca chegou a conhecer. Chamava-se Sérgio Ernst.

Quase cinco décadas depois da descoberta, Chico Buarque decidiu fazer da existência desse irmão - e do silêncio em torno dele - a matéria do seu próximo romance. Mas antes precisava de saber exactamente o que lhe acontecera.

Dessa busca nasce este romance. Magistralmente conduzida por um narrador obsessivo, delirante, megalómano e profundamente solitário sem o querer ser, a narrativa enreda o leitor numa trama em que realidade e devaneio se confundem permanentemente. A páginas tantas, a busca de narrador e autor passa a pertencer igualmente ao leitor, também ele desesperadamente procurando esse irmão desconhecido.

Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--