Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº8/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner outono  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 8/2015 - quarta, 20 setembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
Apresentamos-lhe, hoje, uma renovada edição da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Escritora Mafalda Moutinho na Secundária Tondela

DSCF6810Programado para o dia 4 de novembro, na Biblioteca da Escola Secundária de Tondela promoveu um Encontro com a Escritora Mafalda Moutinho, iniciativa que pretendeu envolver alunos dos 7º e 8º anos. Mafalda Moutinho é autora da coleção de literatura Juvenil “Os Primos”.

A coleção, recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, distingue-se pela sua filosofia particular: para além de cenários internacionais, as aventuras dos jovens exploradores têm um conteúdo baseado em elementos de ficção, mas também em factos da História, Geografia e outras ciências, o que permite aos leitores conhecer os resultados de um trabalho aprofundado de pesquisa e investigação realizado pela autora.

Ler mais

 Exposição "Fotossíntese" na Biblioteca Tomaz Ribeiro

expossinteseA Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro apresenta, até ao final de novembro, uma mostra de fotografias intitulada “Fotossíntese” da autoria de Carlos Fernandes.

Com este conjunto de fotografias que nos mostram a Serra do Caramulo numa “perspetiva noturna e atenta ao pormenor”, Carlos Fernandes procura “restabelecer o contacto, de algum modo perdido, entre a arte e o público, mas, principalmente, entre as pessoas e o mundo que as rodeia, no sentido de algo vivo”.

A exposição resulta de um projeto desenvolvido a convite e com a parceria da ACERT- Associação Cultural e Recreativa de Tondela e pode ser vista no horário habitual de abertura da Biblioteca Municipal, em Tondela.

Ler mais

"Leitura Sem Idade" visita Santa Casa Miseric. Tondela e Centro Social de Tonda

Leitura sem Idade pqn

A Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro retoma, no mês de novembro, o programa de promoção da leitura nos lares e centros de dia do concelho de Tondela “Leitura Sem Idade”.

Já este mês estão previstas deslocações ao Lar da Santa Casa da Misericórdia de Tondela, no dia 4, e ao Centro Social de Tonda, no dia 19.

Em cada visita, as atividades principiam com um jogo e, entre conversas e leituras, terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado às instituições. Procura-se desta forma estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada mas também promover o convívio e combater o isolamento.

Ler mais

Workshop de  Fotografia para Jovens na Biblioteca Municipal

workshop fotografia pqnDepois do sucesso que foi o workshop de fotografia para crianças, a Biblioteca Municipal promove uma iniciativa idêntica mas, desta feita, dedicada a jovens. A sessão terá lugar no próximo sábado, dia 7 de novembro, e é destinada a jovens entre os 13 e os 20 anos de idade.

Para frequentar o workshop, a condição obrigatória é ter máquina fotográfica, embora sem grandes restrições de marcas ou modelos.

A formação é gratuita e insere-se na iniciativa Sábados na Biblioteca, contudo as inscrições estão limitadas a 15 pessoas por sessão, podendo ser feita no site da Rede de Bibliotecas de Tondela.

Ler mais

Hora do Conto - O Grufalão

grufalaoA Hora do Conto é um programa de promoção da leitura da Biblioteca Municipal que se foca, essencialmente, nas crianças da faixa etária do 1º Ciclo do Ensino Básico.

O livro tem neste programa um papel crucial, na medida em que tudo parte da sua leitura e da sua interpretação individual. É sempre abordado como um objeto de prazer e de educação, para que a criança encontre nele a satisfação das necessidades reais e é neste espaço que se afirma o direito ao tempo livre, à viagem, à criatividade e ao prazer individual.

No dia 12 de novembro, pelas 10h30, realiza-se a Hora do Conto na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro com a leitura dramatizada da história “O Grufalão”. A Hora do Conto repete-se no dia seguinte, às 14h30, no Jardim de Infância do Botulho.

A inscrição das turmas do pré-escolar na atividade deverá ser feita na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, através do telefone 232 811 110, 917503206 ou através do email: biblioteca@cm-tondela.pt

Ler mais

Atividades Experimentais SCIENCE4YOU na Biblioteca Municipal

science4youA Science4you é uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento, produção e comercialização de brinquedos educativos e científicos, bem como, à área de formação: festas de aniversários, campos de férias, cursos de formação e animação científica.

Neste contexto, a Biblioteca Municipal de Tondela vai promover dois ateliês de atividades experimentais para crianças e jovens, com a Science4you, no dia 21 de novembro, sábado, na sala polivalente da Biblioteca Municipal.

Serão dois workshops diferentes consoante as idades. O primeiro com início às 14h30 horas, para jovens dos 7 aos 14 anos, e um outro com início às 16 horas, para crianças dos 3 aos 6 anos.

Todas as crianças inscritas poderão participar ativamente nas atividades, utilizando material de laboratório e realizando as suas próprias experiências. Será uma forma divertida e ao mesmo tempo instrutiva de estimular o gosto pela ciência junto dos mais jovens.

A participação nos ateliês é gratuita, mas a pré-inscrição é obrigatória.

Ler mais

Formação sobre a PORDATA na Secundária de Tondela

pordata thumb oNo dia 30 de novembro, a Biblioteca da Escola Secundária de Tondela recebe uma formação sobre a PORDATA. Esta formação resulta de uma parceria entre a Rede de Bibliotecas Escolares, a Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) e a PORDATA e destina-se a proporcionar as competências necessárias para explorar os recursos e as potencialidades pedagógicas da PORDATA no âmbito do trabalho curricular, em articulação com a Biblioteca Escolar.

A formação terá como público-alvo professores e alunos do 10º ano de Economia, Geografia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais (MACS).

 

Oficina de Leituras Encenadas na Secundária de Tondela

lerjovem1No âmbito do projeto Ler+ Jovem “Gerações XXI aLer+” da Biblioteca da Escola Secundária de Tondela, vai decorrer, ao longo do ano letivo, uma Oficina de “Leituras Encenadas”.

A iniciativa é orientada a jovens do ensino secundário e séniores (alunos da Universidade Sénior) envolvidos neste projeto. O objetivo passa por criar dinâmicas de leituras e aprendizagens intergeracionais no nosso concelho.

Esta iniciativa conta com a parceria da ACERT, estando previstas 9 sessões para o mês de novembro.

 Ler mais

Autor do Mês - Mário de Carvalho

mario

A Biblioteca Municipal de Tondela elegeu Mário de Carvalho como autor do mês.

Mário de Carvalho nasceu em Lisboa, em 1944. Estudou no Liceu Camões onde foi aluno de Mário Dionísio e colega de turma de João Aguiar e de Eduardo Prado Coelho. A prisão do seu pai pela PIDE, polícia política salazarista foi um choque duríssimo que o levaria desde muito cedo à resistência contra o regime.

Enquanto estudante, desenvolveu atividade nas associações académicas e cineclubes e envolveu-se nas lutas estudantis que em Portugal se produziram na década de 60. Licenciou-se em Direito, em 1969, na Universidade de Lisboa.

Já durante o serviço militar, foi preso por resistência anti-fascista, vendo-se obrigado a sair clandestinamente do país e a exilar-se em França e na Suécia.

Regressado a Portugal, após o 25 de Abril de 1974, dedicou-se à advocacia e também ao jornalismo, tendo sido colaborador do Diário de Notícias. Publicou em 1981, o seu primeiro livro.

 Ler mais

Aquisição infantojuvenil do mês - A Dupla Terrivel

dupla terrivelA aquisição literária deste mês traz-nos "A Dupla Terrível".

“Miles Murphy é conhecido por uma coisa e só por uma coisa: é o melhor pregador de partidas que a escola dele já viu. Portanto, quando é forçado a mudar-se com a mãe para Vale do Bocejo, acha, naturalmente, que irá ser o melhor pregador de partidas da sua nova escola. Mas há um prolemazito: é que esta escola já tem um pregador de partidas. E que é muito bom. Miles vai ter de se superar para voltar a ser o rei das partidas… Preparem-se porque vai começar uma guerra épica!”

O primeiro livro de uma coleção maquiavelicamente divertida sobre as dificuldades da integração, o deixar uma marca e o encontrar um amigo onde menos se espera, escrito pela dupla Mac Barnett e Jory John e com ilustrações de Kevin Cornell.

Já pode dirigir-se à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e requisitar esta obra literária.

 Ler mais

 Aquisição do mês - Os Anjos Não Têm Asas

osanjosasasJá é possível encontrar na Biblioteca Municipal de Tondela a obra "Os Anjos não têm asas".

Tem 85 anos e diz não estar arrependido de nada. Ruy de Carvalho faz, neste livro, uma viagem íntima pelas suas emoções e pelos grandes momentos da sua vida, como marido, pai, amigo e actor.

Partilha com os leitores - com aqueles que quase sempre o viram através das personagens que interpretou - as suas mais importantes experiências e as lições de vida que fazem com que a própria existência, a de cada um de nós, faça realmente sentido. Com um olhar crítico mas temperado pela ternura e pela doce maturidade, Ruy de Carvalho abre aqui o livro do seu coração, num relato espontâneo e comovente sobre a vida, o amor, os afectos e os anjos que aparecem na nossa vida, quase sem darmos por isso.

 Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--