Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº9/2015

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner natal  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 9/2015 - sábado, 25 novembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
Trazemos-lhe, hoje, a última edição de 2015 da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Com o espírito natalício bem presente, continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Campanha Solidária "Pequenos Gestos, Grandes Ações"

campanha solidariaO Agrupamento de Escolas de Tondela Cândido de Figueiredo, no âmbito da ideia “Pequenos gestos, Grandes ações!” que visa fomentar os valores de partilha, cooperação e de solidariedade, está a promover, até 14 de dezembro, uma Campanha Solidária.

As doações e recolha de vestuário, calçado e de brinquedos são efetuadas na Escola Secundária de Molelos e na Escola Básica de Lajeosa do Dão e as dádivas e receção de bens alimentares (Cabaz de Natal) são feitas nas Escolas Básicas de Tondela e de Lajeosa do Dão.

Os bens recolhidos serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas da Comunidade Educativa.

Ler mais

 Exposição "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy"

expo dogmendoncaA Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela, está a promover uma exposição composta por 23 quadros relativos à trilogia de banda desenhada do escritor e conterrâneo Filipe Melo e do ilustrador Juan Cavia - "As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy".

A exposição poderá ser vista durante todo o mês de dezembro no átrio do edifício da biblioteca, no seu horário normal de funcionamento.

Em paralelo, também as bibliotecas escolares dos dois agrupamentos mantém uma parte da mesma exposição, dando a conhecer  o trabalho à população infantil.

Ler mais

"Leitura Sem Idade" visita Lar de Santiago de Besteiros

news Leitura sem IdadeNo dia 2 de dezembro a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro desloca-se ao Lar de Santiago de Besteiros no âmbito do programa de animação da leitura para idosos “Leitura Sem Idade”.

As atividades principiam com um jogo e, entre conversas e leituras, terminam com a entrega de um baú de livros para empréstimo prolongado às instituições.

Procura-se desta forma estimular os hábitos de leitura da população sénior institucionalizada mas também promover o convívio e combater o isolamento.

 

Ler mais

"Hora do Conto" visita E.B.0 de Tondela

news grufalao

No dia 3 de dezembro, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro dinamiza a Hora do Conto, apresentando a leitura dramatizada da história “O Grufalão” aos alunos do pré-escolar da EB0 de Tondela, às 10h30.

A Hora do Conto, é uma iniciativa de carácter pedagógico, que procura criar e fortalecer os hábitos de leitura nas crianças, desde a idade do pré-escolar.

A promoção da Hora do Conto, pelas Biblioteca Municipal de Tondela, procura sempre ser acompanhado de um trabalho pedagógico, com vista ao fomento da criatividade das crianças.

A partir do LIVRO e da interpretação que lhe é dado, o imaginário das crianças é libertado pelas histórias que escutam, e “voa” em direcção aos seus sonhos, a sua criatividade solta-se.

Ler mais

Exposição "Presépios do Mundo" na Biblioteca Municipal

expo presepiosDe 9 de dezembro a 9 de janeiro, a Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro acolhe uma interessante exposição de presépios artesanais intitulada “Presépios do Mundo”.

A mostra compõe-se de dezenas de presépios artesanais dos mais diversos materiais, formas e proveniências, alguns dos quais peças únicas, cedidas pela Drª Maria Fernanda Amaral para esta exposição.

A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal: de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e ao sábado, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Ler mais

Filipe Melo e Juan Cavia visitam escolas de Tondela a 15 de dezembro

filipe meloO conhecido pianista, realizador, autor de banda desenhada e conterrâneo Filipe Melo estará em Tondela, no próximo dia 15 de dezembro, para uma digressão pelas escolas do concelho. “As aventuras de Dog Mendonça & Pizzaboy” é uma trilogia de banda desenhada que escreveu e para a qual contou com a ajuda do argentino Juan Cavia na elaboração das ilustrações.

Aproveitando a vinda do ilustrador a Portugal, o Gabinete de Educação do Município de Tondela, não quis perder a oportunidade de convidar os dois autores para se deslocarem ao nosso concelho, a fim de realizarem um conjunto de momentos de interação com o público juvenil das escolas, onde farão a apresentação da sua obra.

Na sua passagem por Tondela, a 15 de dezembro, Filipe Melo e Juan Cavia farão duas sessões na Escola Secundária de Molelos, dirigidas a um total de cerca de 130 alunos que incluirá também jovens da Escola da Lajeosa do Dão. Já no período da tarde, os autores farão uma sessão na Escola Básica de Campo de Besteiros que incluirá perto de 100 alunos daquela escola e da escola de Caramulo. A terminar a tarde decorrerá uma última sessão na Escola Secundária de Tondela.

Ler mais

Workshop de Bolachinhas de Natal na Biblioteca Municipal

cartaz bolachinhasNo dia 19 de dezembro, pelas 14h30, realiza-se na Biblioteca Municipal de Tondela, um Workshop de decoração de bolachas para meninos e meninas dos sete aos doze anos de idade.

Neste Workshop, orientado por Sandra Lopes da loja “Miminhos de Veludo” as crianças vão decorar, com motivos natalícios, deliciosas bolachas que poderão levar para casa no final.

As inscrições são gratuitas mas as vagas são limitadas, por isso, os interessados devem fazer a inscrição do seu filho no site da Rede de Bibliotecas de Tondela em www.rbt.cm-tondela.pt ou diretamente na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro (232 811 110 ou 917 503 206).

Ler mais

Autor do Mês - Luís Sepúlveda

luissepulveda 150x240

Escritor, realizador, jornalista e ativista político chileno. Nasceu a 4 de outubro de 1949 em Ovalle, uma aldeia do norte do Chile. Reside atualmente em Gijón, na Espanha, após viver entre Hamburgo e Paris. Em 1969 escreveu o seu primeiro livro, Crónicas de Pedro Nadie que lhe valeu em 1970 o Prémio Casa das Américas e uma bolsa de estudo de cinco anos na Universidade Lomonosov de Moscovo. Membro ativo da Unidade Popular chilena nos anos setenta, teve de abandonar o país após o golpe militar de Pinochet.

Viajou e trabalhou no Brasil, Uruguai, Paraguai e Peru. Viveu no Equador entre os índios Shuar, participando numa missão de estudo da Unesco. Em 1989 publicou o seu primeiro romance, Un Viejo Que Leía Novelas De Amor (O Velho Que Lia Romances de Amor), que dedicou a Chico Mendes, morto numa emboscada por defender a floresta e os direitos das tribos amazónicas.

 Ler mais

Aquisição infantojuvenil do mês - Os óculos do Pai Natal

os oculosO Pai Natal sentou-se na sua cadeira de baloiço, disposto a ler as cartas de todas as crianças do mundo. Para as compreender, precisava dos seus óculos tradutores. Procurou-os no bolso e ficou preocupado quando se apercebeu de que os tinha perdido.

E agora? Como poderá o Pai Natal saber quais os presentes que cada criança gostaria de receber? Será que vai acontecer um verdadeiro milagre de Natal?

Um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para apoio a projetos relacionados com o Natal nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade.

 Ler mais

Aquisição do mês - O meu avô Luís

o meu avo luisSofia Pinto Coelho descobriu os filmes antigos e as cartas do seu avô numa arrecadação, a neta Sofia confrontou-se com a história de Luís Pinto Coelho, professor catedrático de Direito, figura respeitadíssima do Estado Novo.

Já casado e com seis filhos, apaixona-se por uma top-model norte-americana, livre de preconceitos.

Mas o país tinha mão pesada e «o avô Luís» pagará o preço pela ousadia

 

 Ler mais

 

Ludoteca de Natal regressa

ludoteca

A ludoteca está de volta!

Depois da Ludoteca de Verão, abrem já na próxima sexta-feira, dia 4 de dezembro - no site da rede de bibliotecas - as inscrições para esta edição. A ludoteca decorrerá entre os dias 18 e 30 de dezembro, precisamente, o tempo correspondente à interrupção letiva das escolas do 1º Ciclo. O público-alvo continua a centrar-se nas crianças entre os 6 e os 10 anos de idade.

O período de férias é, muitas vezes, um momento crítico para muitas famílias que não têm onde deixar as suas crianças. Ciente desta realidade, o Gabinete de Educação do Município de Tondela, procura mais uma vez criar condições para que, um número significativo de crianças, tenha uma ocupação diferente nesta quadra. O local de realização da Ludoteca de Natal será, novamente, a Biblioteca Municipal de Tondela como espaço aglutinador de iniciativa, mas também como pólo de cultura, lazer, conhecimento e desenvolvimento lúdico-pedagógico.

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--