Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº1/2016

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela nº 1/2016 - quarta, 20 setembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
Ano novo, edição nova da newsletter da Rede de Bibliotecas de Tondela. Continuamos a trabalhar para lhe oferecer um conjunto alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Navegue no menu  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

Exposição "Amor Natura" na Biblioteca Municipal

amor naturaDe 4 de janeiro a 5 de fevereiro de 2016, estará patente na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro a exposição fotográfica "Amor Natura".

Produzida pela bióloga Milene Matos no seguimento do prémio Terre de Femmes, esta exposição visa fomentar o respeito e o contacto com a natureza, através da partilha de testemunhos de pessoas reais que sentiram mudanças na sua própria vida, ao passar a contactar com a natureza. A mostra compõe-se de 40 fotografias e 40 testemunhos porque são também 40 as semanas que leva uma gestação humana, uma vez que aprender a olhar a natureza é uma forma de renascer. As fotografias são do fotógrafo Bernardo Conde.

Para acompanhar a exposição foi também produzido o respetivo livro, com todos os textos e imagens, que pode ser adquirido na Biblioteca Municipal (sendo que os lucros da venda da publicação revertem para o projeto de proteção da natureza BIO Somos Todos).

A exposição pode ser visitada no horário normal de funcionamento da Biblioteca Municipal de Tondela: de segunda a sexta-feira das 9 às 18 horas e ao sábado, das 9 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

Ler mais

Prova de Escola do Concurso Nacional de Leitura

CNL 2015 2016Vai decorrer no dia 14 de janeiro, das 16h às 17.30h, nas Bibliotecas das Escolas Básica de Lajeosa do Dão e Secundária de Molelos, a Prova de Escola do Concurso Nacional de Leitura, tendo em vista apurar os alunos que vão participar, posteriormente, na fase distrital.

Este Concurso de âmbito nacional desenvolve-se em três fases distintas. Durante a 1ª. fase, os concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Secundário candidatam-se através das respetivas escolas. No início do 2º. trimestre, cada escola designa os três alunos vencedores em cada Ciclo e são esses os candidatos às Provas Distritais.

 

Ler mais

Ações de Formação Financeira em Molelos e Lajeosa do Dão

Educacao Financeira MOLELOSEstão previstas, no âmbito do Plano Nacional de Educação Financeira, novas ações para os alunos do 3ºCEB - 8º e 9º anos, das Escolas Secundária de Molelos e Básica de Lajeosa do Dão (já foram realizadas em dezembro ações para as turmas do secundário).

As sessões estão agendadas para os dias 11, em Molelos e 12 em Lajeosa do Dão e são dinamizadas pelo Banco de Portugal.

Também está prevista uma Ação de Literacia Financeira para os Pais e Encarregados de Educação, previsivelmente no dia 29 de janeiro, às 21h, no auditório da Escola Secundária de Molelos.

Consideramos esta ação pertinente, já que se trata de prestar informações/esclarecimentos a nível do planeamento e da gestão do orçamento familiar (necessidades, desejos, despesas, rendimentos, riscos, incertezas, aplicações financeiras, ...), num tempo em que cada vez mais é preciso saber gerir o dinheiro e fazer poupanças.

Ler mais

Autor do Mês na Biblioteca Municipal de Tondela - Fernando Pessoa

Fernando-Pessoa

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em 1888, em Lisboa, aí morreu em 1935, e poucas vezes deixou a cidade em adulto, mas passou nove anos da sua infância em Durban, na colónia britânica da África do Sul, onde o seu padrasto era o cônsul Português. Pessoa, que tinha cinco anos quando o seu pai morreu de tuberculose, tornou-se num rapaz tímido e cheio de imaginação, e num estudante brilhante.

Pouco depois de completar 17 anos, voltou a Lisboa para entrar no Curso Superior de Letras, que abandonou depois de dois anos, sem ter feito um único exame, preferindo estudar por sua própria conta na Biblioteca Nacional, onde leu livros de filosofia, de religião, de sociologia e de literatura (portuguesa em particular) a fim de completar e expandir a educação tradicional inglesa que recebera na África do Sul.

 Ler mais

Aquisição infantojuvenil do mês - Comprar, Comprar, Comprar

comprarA aquisição literária infantojuvenil do mês de janeiro, da Biblioteca Municipal de Tondela é o livro "Comprar, Comprar, Comprar" da autoria de Luísa Ducla Soares.

Sinopse :
Não havia rapaz mais consumista que o Rúben. Só estava feliz a comprar, comprar, comprar! Mas no aniversário recebeu um presente inesperado que lhe deu a volta à vida e à cabeça. O que seria? Se não conseguem adivinhar, abram o livro e leiam esta história carregadinha de descobertas e humor.

Venha requisitá-lo à Biblioteca Municipal de Tondela.

 

 Ler mais

Aquisição literária do mês - Monstro Fabuloso Adormecido

monstro fabulosoO livro "Monstro fabuloso adormecido, acorda, irrompe e urbaniza...", da autoria do senhor cónego José Ribeiro dos Santos, reúne uma compilação de estudos, testemunhos e pensamentos sobre a história, o património, a cultura e as tradições das gentes da Serra do Caramulo.

José Ribeiro dos Santos nasceu em Campo de Besteiros, a 14 de fevereiro de 1915 e foi pároco do Guardão durante 56 anos tendo podido testemunhar a evolução urbana da povoação de Paredes. Foi diretor do “Jornal Caramulo” e é membro correspondente da Academia Lusíada de Ciências, Letras e Artes. Apaixonado pela Serra do Caramulo consultou e recolheu informações e testemunhos sobre a geografia e a história local, os templos, as celebrações religiosas, as construções antigas, lendas e tradições serranas.

A 1ª edição deste livro, apresentado publicamente a 11 de julho de 2015, na Biblioteca Municipal de Tondela, rapidamente esgotou, a 2º edição lançada no passado dia 5 de dezembro, encontra-se disponível para venda na Biblioteca Municipal.

 Ler mais

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORESEducacaorbt  
--