Newsletter Rede Bibliotecas Tondela Nº1/2017

Imprimir

Se não conseguir visualizar esta newsletter » veja aqui online.

mail
  banner  
  Newsletter Rede de Bibliotecas de Tondela nº 1/2017 - segunda, 18 dezembro 2017  
 
 

Olá Visitante,
Trazemos, hoje, uma edição renovada da newsletter da RBT - Rede de Bibliotecas de Tondela. Em conjunto, continuamos a trabalhar para lhe oferecer um leque alargado de importantes iniciativas, quer recorra às bibliotecas com carácter académico, quer o faça como ponto de cultura e lazer. Ao percorrer esta newsletter terá a oportunidade de ficar a conhecer um pouco melhor algumas das ofertas previstas para este mês. Use a opão LER MAIS  e conheça com maior detalhe toda a informação que aqui destacamos. Não se esqueça, ainda, de visitar o site da RBT ou a respetiva página no facebook.

 

CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO AETCF - até 29 de maio

cavalos

O Clube do Ambiente da Escola Secundária de Molelos, em articulação com a Biblioteca Escolar, está a promover o IV Concurso de Fotografia, este ano sob o tema “Animais”, que decorre entre o dia 6 de fevereiro e o dia 29 de maio.

O Concurso de Fotografia está aberto a toda Comunidade Escolar do Agrupamento e pretende-se que todos participem. Podem concorrer os alunos, do mais novo ao mais velho, assim como pais e/ou encarregados de educação, professores e funcionários. Por isso mesmo, há duas categorias: Alunos e Outros.

As cinco fotografias mais votadas online, em cada categoria, serão expostas na Escola Secundária de Molelos, fazendo parte das atividades para a comemoração do Dia do Ambiente, a 5 de junho. PARTICIPA!

Ler mais

HORA DO CONTO - O Livro dos Corações

Hora do Conto web

A Hora do Conto regressa à Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro no mês de maio. As crianças dos infantários que se inscrevam nesta atividade terão a oportunidade de assistir à leitura do conto "O livro dos corações" da autoria de Luciana Graça.

A Hora do Conto destina-se aos alunos do pré-escolar e tem a duração aproximada de 50 minutos. Esta sessão da Hora do Conto terá lugar no dia 25 de maio, às 10h30.

A inscrição das turmas do pré-escolar nesta atividade pode ser solicitada por telefone 917503206 / 232 811 110 (ext. 488) ou enviando um email para biblioteca@ cm-tondela.pt.

Ler mais

 

SÁBADOS NA BIBLIOTECA - Quem me olha do outro lado do espelho

Cartaz webDennis Xavier, músico e Sofia Moura, atriz, apresentaram em abril, na Festa do Livro de Tondela, duas animadas sessões de contos em que apelavam à sensibilização para o mundo natural. A dupla regressa à Biblioteca Municipal de Tomaz Ribeiro a 27 de maio para apresentar nova sessão de contos, desta feita sob o tema da procura da identidade. "Quem me olha do outro lado do espelho" é a designação da sessão de contos com música que vão realizar neste dia.

"A menina dos pés verdes" será uma das histórias dramatizadas, a par de histórias de outros autores e de contos e músicas da autoria da dupla "Contos & Cantos".

A atividade dirige-se a crianças até aos dez anos de idade, podendo estas vir acompanhadas dos pais. A sessão tem início pelas 15h30 e a duração aproximada de cinquenta minutos.

Ler mais


O SOM DOS LIVROS - Crianças mantêm programação na rádio

som livros

Todas as quartas-feiras, sensivelmente pelas 09h20, a Rede de Bibliotecas de Tondela transmite na rádio Emissora das Beiras a rubrica intitulada "O Som dos Livros". Recordamos que se trata de um projeto coordenado pelo Município de Tondela e dinamizado pela Rede de Bibliotecas de Tondela, em parceria com a Rádio Emissora das Beiras que, semanalmente, promove a leitura, procurando incrementar o gosto pelos livros.

Através das ondas da rádio em 91.2 FM, em toda a região centro do país, o programa tem repetição aos sábado, entre as 12 e as 13 horas.

Posteriormente, poderá requisitar as suas histórias favoritas na Biblioteca Municipal de Tondela ou ouvi-las em podcast no portal da Rede de Bibliotecas.

O Som dos Livros surge, neste contexto, como forma e espaço de reflexão direcionada aos alunos e aos professores, mas também à população em geral, à dona de casa, aos avós e aos netos - com o intuito de recentrar a importância de obras e dos escritores históricos e contemporâneos, da nossa sociedade. Ao mesmo tempo, pretende ser um projeto desenvolvido pela comunidade, para a comunidade, mostrando como a Biblioteca Municipal de Tondela e as Bibliotecas Escolares do concelho, assumem um papel cada vez mais relevante na (in)formação da sociedade em que se inserem.

 Ler mais

TEOLINDA GERSÃO - Autora do Mês

teolinda gersao

Teolinda Gersão (Teolinda Maria Sanches de Castilho Gersão Gomes Moreno) nasceu em Coimbra, a 30 de Janeiro de 1940. Estudou Germanística, Romanística e Anglística nas Universidades de Coimbra, Tübingen e Berlim. Foi Leitora de Português na Universidade Técnica de Berlim, assistente na Faculdade de Letras de Lisboa e depois de provas académicas professora catedrática da Universidade Nova de Lisboa, onde ensinou Literatura Alemã e Literatura Comparada.

Além da permanência de três anos na Alemanha viveu dois anos em São Paulo, Brasil e conheceu Moçambique, onde decorre o romance de 1997 "A Árvore das Palavras".

Desde cedo se dedicou à escrita. O seu primeiro livro, "Liliana" (contos), foi escrito aos 14 anos. Passados seis anos publicou "Poemas". Desde então, escreveu sobretudo romances, publicou até agora duas novelas "Os Teclados"e "Os Anjos" e duas colectâneas de contos "Histórias de Ver e Andar"e "A Mulher que prendeu a Chuva". Foi escritora-residente na Universidade de Berkeley em 2004.

Ler mais

A RAPARIGA NO COMBOIO - Livro do Mês

capa a-rapariga-no-comboio

Já pode requisitar, na Biblioteca Municipal de Tondela, o livro "A rapariga no comboio" de Paula Hawkins

Sinopse:
Todos os dias, Rachel apanha o comboio... No caminho para o trabalho, ela observa sempre as mesmas casas durante a sua viagem. Numa das casas ela observa sempre o mesmo casal, ao qual ela atribui nomes e vidas imaginárias. Aos olhos de Rachel, o casal tem uma vida perfeita, quase igual à que ela perdeu recentemente.

Até que um dia...
Rachel assiste a algo errado com o casal... É uma imagem rápida, mas suficiente para a deixar perturbada. Não querendo guardar segredo do que viu, Rachel fala com a polícia. A partir daqui, ela torna-se parte integrante de uma sucessão vertiginosa de acontecimentos, afetando as vidas de todos os envolvidos.

Ler mais

CONTOS DE QUERER E PODER - Livro Infantojuvenil do mês

capa-contos de querer e poder

Também já pode usufruir do livro "Contos de Querer e Poder", com textos de Manuela Barros Ferreira e ilustrações de Manuela Bacelar

Sinopse:

Os quatro contos deste livro não foram só escritos para crianças, mas também para adultos que ainda se lembrem com saudades dos contos para crianças, cheios de reis façanhudos, príncipes valentes e de princesas arrebatadoras.

Um livro belamente ilustrado e colorido que mostra, sorrindo e ironizando, o desvario dos tiranos para poderem ter tudo quanto querem. "Posso, quero e mando" é a divisa deles. Diz o ditado popular que "querer é poder", e para nós, gente comum, resulta. Mas atenção! Um déspota quer sempre coisas impossíveis e faz todas as loucuras para que as suas vontades sejam cumpridas. Olho nele! Não terá macaquinhos no sótão?

Ler mais

 

 
--
  LOGO MUN 2014 V1 CORES Educacao rbt logoRBE  
--