Toma e Embrulha

cartaztomaembrolhaweb

Atenção depois de clicar no botão abaixo tem de inserir este palavra-passe:

TAS-TondelaNatal2021

botao2

Meninos de Todas as Cores - Som dos Livros

IMG 2965 pqn"Meninos de Todas as Cores" de Luísa Ducla Soares foi a obra escolhida pelos alunos do 4º ano da Escola Básica de Tondela para darem início a mais um ano de participação no projeto O Som dos Livros.

Ao todo participaram 9 alunos, três de cada turma, auxiliados pelas respetivas professoras e ainda pela coordenadora da Biblioteca, Prof. Lúcia Almeida:

• 4ºA - Daniel, Bruna e Lira
  • 4ºB - Edgar, Diana e Ines
  • 4ºC - Lara, Joana e João

A transmissão da rubrica semanal acontece todas as quartas-feiras, depois do noticiário das 9 horas da manhã, com repetição aos sábados no programa infantil Giroflé (entre as 12h e as 13h). Também a Rádio Miúdos coloca o programa no ar, na sua programação semanal. Paralelamente, todos os programas podem ser escutados em podcast no portal da Rede de Bibliotecas de Tondela no separador PROJETOS > O SOM DOS LIVROS.

Aproveitamos a deixar o link direto deste episódio que pode ser escutado AQUI»

“Histórias de Papel” na Biblioteca Municipal de Tondela

CARTAZ-HISTORIASDEPAPELweb“Histórias de Papel” é a designação da sessão de contos que terá lugar no sábado, dia 16 de outubro, na Biblioteca Municipal de Tondela.

O papel é uma invenção extraordinária, principalmente pelas suas múltiplas utilidades, algumas delas verdadeiras obras de arte como é o caso do Origami.

Nesta sessão, que se destina a crianças a partir dos 6 anos acompanhadas por um adulto, Bruno Batista conta-nos histórias através de dobragens de papel que magicamente se transformam e acompanham o que vai sendo narrado.

No final, os participantes serão convidados a realizar um pequeno atelier e a aprender algumas dobras.

Este evento conta com o apoio da Direção Geral dos Arquivos, do Livro e das Bibliotecas e do Município de Tondela.

Data: 16 de outubro

Horário: 15h30-17h00

Duração: 90 min

Inscrições na Biblioteca Municipal ou na página www.rbt.cm-tondela.pt

Plasticus Maritimus - O Som dos Livros

Mariana MariaAs alunas do 9ºE da Escola Básica de Campo de Besteiros são as autoras do Som dos Livros que foi para o ar neste 14 de julho de 2021. Escolheram, para nos apresentar, o livro  "Plasticus Maritimus - Uma espécie invasora", da autoria de Ana Pêgo, Bernardo Carvalho e Isabem Minhós Martins, lançado pela editora Planeta Tangerina.

Ao contrário de outras edições em que é lido um pequeno excerto do texto, estas duas alunas preferiram fazer uma análise crítica, evidenciando um conhecimento profundo sobre a obras e apresentando-nos um resumo dos principais aspetos que nos deixam com uma enorme vontade de ir a correr para a biblioteca requisitar a obras.

"Quando era pequena, a bióloga Ana Pêgo não brincava no quintal, mas quase sempre na praia. Fazia passeios, observava as poças de maré e colecionava fósseis. À medida que foi crescendo, apercebeu-se, porém, de que uma nova espécie invasora se tornava cada vez mais comum na areia: o plástico.

Para melhor alertar para as suas consequências na vida do planeta, Ana decidiu colecionar e dar um nome a esta espécie. Chamou-lhe Plasticus maritimus, e desde então nunca mais lhe deu tréguas, iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

Inspirado neste projeto, este livro contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos. Inclui também um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie. Objetivo: motivar para a mudança.
O Plasticus maritimus merece ter os dias contados!

A cada hora que passa, mil toneladas de plástico vão parar aos oceanos.
O equivalente a um camião cheio de plástico, por minuto!
Já é tempo de fazermos alguma coisa."

Ouçam o podcast aqui»

Capitão Torres no Som dos Livros

IMG 6516

A Vida do Capitão Torres - Da infância no Caramulo às expedições em África (1909/1916) e à Administração do Concelho de Tondela (1919) é o livro que esta semana nos é apresentado na rubrica "O Som dos Livros".

torres

Quem o faz é o bisneto desta figura ímpar da história de Tondela, Miguel Torres.

Miguel Torres é atualmente vereador da Cultura no Município de Tondela mas é, sobretudo, um bisneto com imenso orgulho no percurso de vida de Flausino Torres, seu antepassado que ao aperceber-se que estava a caminhar para o fim da sua vida decidiu deixar escrito algumas das suas memórias. E em boa hora!

O livro "A vida do Capitão Torres" pode ser consultado no Museu Terras de Besteiros ou na Biblioteca Municipal de Tondela. Mas antes, podemos aproveitar a escutar este episódio gravado na sala d'Os Tondelenses deste museu municipal, uma sala que nos faz lembrar esta e tantas outras pessoas emblemáticas no nosso concelho.

Ouça este e outros episódios AQUI»

Pág. 1 de 136